39 views 5 mins

Motoristas: 30% preferem entregas de produtos em vez de transporte de passageiros

em Destaques
sexta-feira, 26 de abril de 2024

No cenário dinâmico da economia de gig no Brasil, onde indivíduos autônomos desempenham um papel fundamental na entrega de serviços sob demanda, uma tendência surpreendente vem se destacando. Segundo dados recentes fornecidos pela Lalamove, houve um aumento significativo no número de motoristas que preferem lidar com mercadorias em vez de passageiros.

A pesquisa, realizada com mais de 5.600 motoristas parceiros ativos na plataforma, revelou que 30,1% dos entrevistados destacaram a preferência por lidar com mercadorias como o principal fator que influencia sua decisão de entregar com a Lalamove, seguido por 20,3% que mencionaram a flexibilidade de horários como um fator crucial.

Levando em consideração a categoria de motoristas de 4 rodas pequeno, isso é, a principal categoria utilizada no transporte de passageiros, a Lalamove também revelou dados internos que confirmam a tendência no setor: a plataforma de entregas registrou um aumento de 157.15% no número de cadastros de novos entregadores dessa categoria em 2023, em comparação com o ano anterior.

Segundo Helena Lizo, Diretora Geral da Lalamove Brasil, “quando falamos em entregadores com cadastro ativo, isso é, aprovados na plataforma e aptos a receberem novos pedidos, o aumento foi ainda maior, tendo mais que triplicado: 234.37%”. Para ela, esse crescimento exponencial sugere uma mudança significativa no comportamento dos motoristas de aplicativos.

“É preciso analisar os dados com sensibilidade, esse aumento pode ser atribuído a uma série de razões como preferência por evitar interações pessoais prolongadas, busca por mais segurança, ou até opção pela navegação de rotas mais simples”, comentou. Outro destaque na pesquisa são os dois fatores eleitos como mais importantes para uma entrega bem-sucedida: “comunicação eficiente com o cliente” e “facilidade na coleta de pedidos” ocupam os primeiros lugares na lista de prioridades para 50,9% e 47,8% dos entrevistados, respectivamente.

Para Lizo, isso demonstra o compromisso em oferecer um serviço de qualidade, além de reforçar o valor de uma plataforma de comunicação eficiente entre motoristas e clientes. Mas da mesma forma, reforça, também é importante analisar as necessidades dos motoristas-parceiros, bem como as suas preferências, para garantir que estes sejam verdadeiramente inclusos na oferta de valor da plataforma.

Para ilustrar isso, segundo a executivo da plataforma de entregas, para 15% dos motoristas de veículos utilitários, por exemplo, a compatibilidade com o veículo é um aspecto fundamental na escolha da Lalamove como parceira – que, por sua vez, aceita veículos de qualquer ano de fabricação, inclusive hatchbacks, sedãs, vans, caminhões e veículos utilitários.

Notavelmente, o movimento de crescente preferência pela entrega de mercadorias acompanha o crescimento do E-commerce em escala global, especialmente após a pandemia, que levou a uma procura sem precedentes pela entrega de Última Milha (Last Mile). Olhando para os pequenos e médios empreendedores, só no primeiro trimestre de 2023, últimos dados disponíveis, os pequenos e médios negócios de E-commerce geraram cerca de R$ 703 milhões no Brasil — um crescimento de 23% em relação ao mesmo período em 2022, segundo a NuvemShop.

Para a Diretora da Lalamove no Brasil, à medida que os consumidores se tornam mais exigentes e mais motoristas buscam segurança e flexibilidade em suas atividades, “as plataformas que melhor se adaptarem para atender essa demanda crescente, aplicando inteligência de dados para garantir qualidade nos serviços de mediação para usuários e motoristas parceiros terão mais sucesso e assumirão a liderança no novo cenário de negócios que estamos vendo se desenvolver”. – Fonte: (https://www.lalamove.com).