99 views 2 mins

Temer defende OMC mais atuante contra o protecionismo

em Manchete
sexta-feira, 30 de novembro de 2018
Temer temproario

Temer temproario

Chega de Temer para participar do G20 em Buenos Aires. Foto: Clauber Cleber Caetano/PR

Em pronunciamento durante reunião informal do Brics, grupo formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, por ocasião do encontro do G20 em Buenos Aires, na sexta-feira (30), o presidente da República, Michel Temer, defendeu que a Organização Mundial do Comércio seja mais forte e atuante.
“Individual e conjuntamente levantamos nossas vozes contra o protecionismo e em defesa de um sistema internacional de comércio baseado em regras. Reafirmamos nosso respaldo à OMC e a seu mecanismo de solução de controvérsias e estamos dispostos a dar nosso aporte a debates sobre o futuro de uma organização que queremos mais forte e mais atuante”.
Temer acrescentou que passados 10 anos da crise economia de 2008 novamente o momento atual é desafiador. “Não são os mesmos desafios, mas são desafios também coletivos, que passam por tendências ao protecionismo, ao isolacionismo e ao unilateralismo e que portanto exigem como antes respostas coletivas. Exigem que nos mantenhamos apegados à mesma ideia singela mas poderosa, ideia singela de unirmos esforços”, avaliou.
O presidente aproveitou o discurso para dizer que está se despedindo e que o Brasil está em fase de transição de governo. Temer disse que convidou o presidente eleito, Jair Bolsonaro, a acompanhá-lo ao evento, mas ele não pôde comparecer. “Naturalmente, em nome do presidente eleito, na convicção mais absoluta de que ele terá uma participação muito ativa no Brics, eu transmito os seus cumprimentos e a mensagem de que terá grande prazer em recebê-los no Brasil no próximo ano, por ocasião da cúpula do Brics”, disse Temer. O Brasil assume a presidência rotativa dos Brics no ano que vem, quando sediará a 11ª cúpula do grupo.