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Telefônica: operadoras continuando cobrança por minuto de voz

em Manchete
terça-feira, 18 de outubro de 2016
Divulgação

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Presidente da Telefônica Vivo, Amos Genish.

São Paulo – O presidente da Telefônica Vivo, Amos Genish, alertou para o período de transformações pelo qual está passando o setor e ressaltou a necessidade de as operadoras se especializarem na prestação de serviços digitais. Durante apresentação na Futurecom, feira que reúne empresários do setor, o executivo comentou que mais de 50% do faturamento da companhia ainda vem das receitas dos serviços de voz, cuja demanda tem caído devido à migração para mensagens de texto e áudio via aplicativos
“É difícil imaginar que, nos próximos anos, as operadoras continuarão cobrando por minuto de voz”, observou Genish. O executivo estimou que o tráfego de internet no Brasil vai crescer 20% de 2015 a 2020, e previu que serviços como Netflix e Youtube vão puxar o aumento da demanda pelo tráfego de dados. Ele citou que o acesso à internet pelo celular cresceu 14 vezes em cinco anos, o que também deixou o consumidor mais exigente em relação à qualidade dos serviços.
No caso da Telefônica Vivo, Genish reiterou que o plano estratégico está focado na melhora da qualidade e maior prestação de serviços digitais. Em relação aos fatores externos, disse esperar melhora no cenário macroeconômico ao longo dos próximos meses, de modo a incentivar a comercialização dos pacotes de assinaturas. Genish frisou também a necessidade de revisão da carga tributária para o setor, que responde por 43% das receitas geradas. Boa parte da arrecadação ocorre via ICMS e vai para os Estados. “Temos sempre surpresas, porque as alíquotas são crescentes. Os Estados têm apetite ilimitado. Isso é um problema enorme”, disse (AE).