69 views 2 mins

Talude da mina Gongo Soco pode se romper até sábado

em Manchete
segunda-feira, 20 de maio de 2019
Talude temproario

Talude temproario

Foto: Google Map

Cerca de 443 moradores da zona de autossalvamento deixaram suas residências.

A Agência Nacional de Mineração (ANM) informou ontem (20), que o rompimento do talude do complexo da Mina de Gongo Soco, da Vale, no município de Barão de Cocais (MG), deve acontecer até o próximo sábado (25). A barragem é do mesmo tipo da que se rompeu em Brumadinho, em 25 de janeiro.
Segundo a agência, que interditou o complexo na última sexta-feira (17), o talude norte da cava de Gongo Soco estava se deslocando 10 centímetros (cm) por ano desde 2012, um deslocamento aceitável dada a dimensão da estrutura. “Mas, desde o fim de abril, a velocidade do deslocamento aumentou para 5 cm por dia e, se esta aceleração continuar, o rompimento do talude pode acontecer até sábado (25)”, alertou a assessoria da ANM em nota publicada ontem (20).
De acordo com a assessoria da ANM, dados da agência já indicam que, desde domingo (19), a velocidade de deslocamento do talude já havia chegado a 7 cm por dia. Desde 2016, a cava e todas as obras já estavam paralisadas. O risco de rompimento é do talude da cava e não da barragem, que fica a 1,5 km de distância da cava. A agência disse que a preocupação é que a vibração gerada pelo rompimento do talude influencie na segurança da barragem Sul Superior. De acordo com a Defesa Civil, 443 moradores da zona de autossalvamento deixaram suas residências (ABr).