56 views 2 mins

Presidente Temer diz que desemprego está começando a cair

em Manchete
sexta-feira, 04 de maio de 2018
Rovena Rosa/ABr

Rovena Rosa/ABr

Presidente Temer discursa na ESPM em São Paulo.

Durante evento na manhã de sexta-feira (4), em São Paulo, na ESPM – Escola Superior de Propaganda e Marketing, o presidente Temer, destacou que as taxas de desemprego vem caindo. “Quando assumimos estava em torno de 14,5 milhões de desempregados. Hoje há uma coisa curiosa que a imprensa tem registrado. Temos tido, todo mês, carteiras assinadas”, disse. “Os dados do IBGE falam em desemprego, mas isso não seria porque o desemprego cresceu, mas porque o desempregado passou a procurar mais emprego”.
Segundo o presidente, este fato repercute no exterior. “O que acontece nestes quatro últimos meses é que a abertura de postos de trabalho atingiu mais de 1,5 milhão de pessoas. Portanto, é uma confiança que vem sendo retomada e que tem repercussão no exterior”. Ao falar como professor, Temer destacou a importância de se ter segurança jurídica no país para que o Brasil possa receber investimentos. “Isso é o que dá ao investidor garantia para que ele venha, tranquilamente, investir aqui”.
O governo tem buscado abrir “cada vez mais” a economia.“Temos que nos abrir para o mundo preservando sempre, naturalmente, as questões nacionais, mas abrindo o comércio exterior aos investimentos estrangeiros para que tenhamos um certo papel-chave em nossa agenda de modernização do país”. Temer disse que, durante participação em eventos mundiais, líderes o têm abordado para perguntar sobre diversas ações que têm sido feitas pelo atual governo. Entre elas, a redução da inflação, a reforma trabalhista, a fixação do teto dos gastos públicos e a redução do desmatamento. Segundo o presidente, essas ações “repercutem no exterior”.
Com relação a abertura política, destacou os acordos internacionais dos quais o Brasil está participando, entre eles, o entre o Mercosul e a União Europeia e também com os países que compõem a Aliança para o Pacífico, além dos entendimentos que estão sendo negociados entre o Brasil, a Coreia do Sul e o Canadá. “Estamos trabalhando nessa direção” (ABr).