70 views 52 secs

Portugueses fazem fila para homenagear Mário Soares

em Manchete
segunda-feira, 09 de janeiro de 2017
Marieta Cazarré/ABr

Marieta Cazarré/ABr

Portugueses fazem fila para entrar no Mosteiro dos Jerónimos, em Lisboa, onde é velado o corpo do ex-presidente Mário Soares.

Centenas de pessoas fizeram filas ontem (9) para entrar no Mosteiro dos Jerônimos, em Lisboa, onde é velado o corpo do ex-presidente português Mário Soares, que morreu no último sábado (7), aos 92 anos. Os portugueses trouxeram flores, cartazes e bandeiras de Portugal para homenagear Soares, que presidiu Portugal de 1986 a 1996 e também foi primeiro-ministro do país (1976-1978 e de 1983-1985).
Alunos do Colégio Moderno, fundado pelo pai de Soares, também compareceram ao local. “Ele lutou pelas liberdades individuais e pelos direitos individuais e quisemos vir prestar essa homenagem, porque talvez não tivéssemos uma democracia se não fosse por ele. Ele faz parte da democracia desse país. Trouxemos as camisolas [o uniforme] para mostrar o orgulho que temos de pertencer a este colégio”, disse um dos estudantes.
Soares é considerado um dos grandes nomes da democracia portuguesa. Lutou contra a ditadura na década de 70, foi preso e exilou-se na França. Voltou a Portugal, onde construiu uma respeitável trajetória política, tendo sido ministro dos Negócios Estrangeiros, presidente da República e primeiro-ministro. Soares também é lembrado por ter encabeçado o processo de adesão de Portugal à União Europeia (ABr).