64 views 2 mins

Passageiros devem chegar aos aeroportos duas horas antes dos voos

em Manchete
segunda-feira, 18 de julho de 2016

José Cruz/ABr

Novas normas de segurança exigiram dos passageiros paciência para embarcar em vários aeroportos.

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) distribuiu nota ontem (18) recomendando que os passageiros cheguem com duas horas de antecedência para o embarque em voos nacionais e internacionais. Com muitas filas em alguns terminais, começaram a ser implantados, em todo o país, os novos procedimentos de inspeção de bagagem e de passageiros. A meta é aumentar o nível de segurança.
A nota é clara: “a Anac pede que os passageiros cheguem ao embarque com duas horas de antecedência e sugere que, àqueles que embarcarem com notebooks, retirarem antecipadamente esses equipamentos da bagagem de mão, assim como cintos, relógios e objetos metálicos antes da passagem pelo pórtico (raios X), para colaborar para que o processo seja feito com mais celeridade”, diz a agência.
No site da Anac, a agência disponibilizou um material com perguntas e respostas para orientar os passageiros e tirar dúvidas. Conforme a nota, a Anac está acompanhando a implantação dos novos procedimentos e procurando identificar os problemas. “Foram observados impactos específicos em alguns terminais, com maior reflexo no aeroporto de Congonhas. O órgão regulador está em contato com o operador aeroportuário a fim de identificar problemas e soluções a serem implementadas”, diz a nota.
As novas medidas de inspeção estão previstas em norma da Anac. A partir de agora, procedimentos que já são adotados em voos internacionais passarão a fazer parte também da rotina de quem viaja dentro do país. Uma das mudanças é a revista física feita de forma aleatória. Ela será realizada em local público, por agentes do mesmo sexo do passageiro. Caso o passageiro solicite, a revista pode ser feita em um local reservado e uma testemunha como acompanhante (ABr).