69 views 2 mins

Mourão: decisão de Trump reflete tensão no mercado internacional

em Manchete
segunda-feira, 02 de dezembro de 2019

O vice-presidente da República, Hamilton Mourão, disse ontem (2) na abertura do 13º Congresso Brasileiro da Construção Civil (Construbusiness), na Fiesp, que o governo brasileiro não está desvalorizando a moeda artificialmente, como afirmou Donald Trump. Para Mourão reações como a de Trump ocorrem devido à tensão do mercado internacional causada pelo protagonismo do país nas relações comerciais com países como a China.

“Trump disse que aumentará as tarifas do aço e do alumínio do Brasil e Argentina, porque estamos desvalorizando artificialmente nossas moedas. Não é isso que está acontecendo. Isso é característica dessa tensão geopolítica que nós estamos vivendo, que gera protecionismo. é um movimento anticíclico em relação à globalização”, disse Mourão.

Segundo ele, é preciso prestar atenção na China que ressurge carregando tradições milenares ao mesmo tempo em que é um moderno estado de nação e vem com ampliada e diversificada presença política e econômica. Ao discursar para uma plateia de empresários da construção civil, Mourão ressaltou que o setor sempre foi um dos motores de desenvolvimento no Brasil tem papel fundamental na retomada do emprego e do crescimento da nossa economia.

Mourão disse ainda que empreender no Brasil é um desafio e há dificuldades para operar em um ambiente de negócios burocrático, defasado e com baixo dinamismo econômico. Também citou que a existência de 14 mil obras paradas no país é reflexo de erros nos projetos de licitação e que, a partir de agora, o objetivo é resolver o problema. A não modernização do Estado e a falta de eficiência com uso do recurso público geraram uma dívida de quase 80% do PIB, afirmou.