67 views 2 mins

Redução do teto de juros de consignado de servidor e de aposentado

em Manchete
quinta-feira, 30 de março de 2017
Antonio Cruz/ABr

Antonio Cruz/ABr

Diminuiu o valor máximo das taxas de juros nos consignados.

Brasília – O governo informou que diminuiu o valor máximo das taxas de juros nos empréstimos consignados, com desconto em folha de pagamento, para servidores públicos federais e aposentados e pensionistas do INSS.
Portaria do Ministério do Planejamento, que será publicada hoje (31), reduz o teto das operações de consignado para os servidores da União de 34,5% ao ano para 29,8% ao ano. Ao mês, a taxa máxima que os bancos poderão cobrar nessas operações caiu de 2,5% para 2,2%. Desde que essa modalidade foi criada, em 2008, é a primeira vez que os juros caem.
Já o Conselho Nacional de Previdência aprovou a redução do teto dos juros no crédito consignado para aposentados e pensionistas do INSS. A taxa vai cair de 32% ao ano para 28,9%. Ao mês, o teto poderá será de 2,14% – atualmente, é de 2,34%. Nas operações contratadas pelo cartão de crédito, a taxa cairá de 48,7% para 43,6%. Ao mês, a redução é de 3,36% para 3,06%. O governo estima que as novas taxas reduzam em até R$ 3,7 bilhões o pagamento de juros por parte de servidores, aposentados e pensionistas nas novas operações.
“A medida permitirá a migração de dívidas mais caras, como as de cartão de crédito, por exemplo, para uma modalidade mais barata e até mesmo estimular novas concessões”, diz nota divulgada pelos ministérios da Fazenda e do Planejamento. O governo sugere que servidores públicos, aposentados e pensionistas substituem dívidas caras, como a do rotativo do cartão de crédito (com taxa de 15,88% por mês), pelo consignado, com juros mais baratos. Os bancos cobram taxas menores porque o empréstimo é dado tendo como garantia o fluxo de pagamentos (AE).