71 views 2 mins

Ministros recomendam a líderes concluir ajuste fiscal e aprovar MPs

em Manchete
terça-feira, 02 de fevereiro de 2016

Deputado José Guimarães e os ministros da Fazenda, Nelson Barbosa, e do Governo, Ricardo Berzoini.

Deputado José Guimarães e os ministros da Fazenda, Nelson Barbosa, e do Governo, Ricardo Berzoini.

Os líderes da base aliada na Câmara deixaram ontem (2) a reunião com os ministros Nelson Barbosa (Fazenda), Jaques Wagner (Casa Civil) e Ricardo Berzoini (Secretaria de Governo), no Palácio do Planalto, com a orientação de tentar todos os esforços para concluir as matérias do ajuste fiscal iniciadas ano passado.
A recomendação dos ministros foi buscar o consenso com outros parlamentares, de modo a votar as MPs que trancam a pauta da Casa. “Se votar amanhã está de bom tamanho para o recesso do carnaval”, afirmou o líder do governo, José Guimarães (PT-CE). Entre as medidas, a mais importante para o governo é a que eleva o IRPF sobre o ganho de capital, que altera a tributação sobre o lucro de bancos.
De acordo com Guimarães, o pedido dos ministros é para concluir a pauta e aguardar outras prioridades do governo que ainda estão em fase inicial de tramitação. É o caso da proposta que recria a CPMF, e a que prorroga a Desvinculação de Receitas da União (DRU) até 2019.
A proposta da CPMF ainda está em fase inicial e aguarda a apresentação do parecer do relator, deputado Arthur Lira (PP-AL), que deve entregar o texto logo após o carnaval.
Em seguida, a proposta será analisada por uma comissão especial e, se aprovada, submetida à votação em dois turnos no plenário da Câmara e outros dois turnos no plenário do Senado. O Planalto quer que toda essa tramitação seja concluída até maio, a fim de que a contribuição, caso aprovada, atinja a previsão de arrecadação de R$ 10 bilhões (AE).