68 views 2 mins

Ministro é alvo de protesto pela Amazônia em Berlim

em Manchete
segunda-feira, 30 de setembro de 2019
Justica temporario

Foto: dw.com/reprodução

Ambientalistas em Berlim, a favor da proteção da Amazônia.

O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, foi recebido ontem (30) com protesto de ambientalistas em Berlim, a favor da proteção da Amazônia. O ato foi organizado pelo grupo Gira, braço alemão do Greenpeace, em frente à sede da Confederação Alemã das Câmaras de Indústria e Comércio, no centro da capital do país. A visita do brasileiro foi alvo de pelo menos 50 manifestantes.
O grupo, que levava bandeiras do Brasil e da Alemanha, montou um cordão de isolamento em frente ao edifício para tentar impedir a entrada de Salles no local. Entre os cartazes carregados, o que mais chamou a atenção foi uma faixa fazendo referência ao acordo entre a União Europeia (UE) e o Mercosul, com a seguinte frase: “Sem acordo com criminosos do clima”.
Os manifestantes ainda exibiram um tronco de árvore em chamas pedindo para que a Amazônia não seja destruída. “A agenda do governo Bolsonaro em relação ao clima tem sido a favor do lobby do agronegócio, mas a destruição da Amazônia é algo que coloca todos no planeta em perigo”, disse o representante do Greenpeace, Jannes Stoppel, à DW.
O ministro do Meio Ambiente iniciou uma turnê pela Europa na tentativa de “esclarecer” as atitudes do governo, duramente criticado pelo desmatamento acelerado na Amazônia e o aumento no número de queimadas na floresta. Depois de participar na Assembleia Geral da ONU, Salles chegou a Berlim. No entanto, em sua agenda no site do ministério, não há informações sobre seus compromissos pelos próximos três dias. O ministro deve deixar a Alemanha amanhã (2) e seguir para o Reino Unido (ANSA).