99 views 2 mins

Economia está mais forte

em Manchete
quarta-feira, 11 de novembro de 2015

Ed Ferreira/Brazil Photo Press/Estadão Conteúdo

Ministro da Fazenda, Joaquim Levy, e o ex-presidente do BC, Henrique Meirelles, no Encontro Nacional da Indústria.

Brasília – O ex-presidente do Banco Central (BC), Henrique Meirelles, disse ontem (11) que é preciso reconhecer a gravidade do atual cenário econômico brasileiro, mas ressaltou que o País está muito mais forte do que nas últimas décadas. Em apresentação no Encontro Nacional da Indústria, Meirelles afirmou que é preciso olhar o Brasil não só no curto prazo, mas de uma forma a permitir crescimento sustentável.
A fala do ex-presidente do BC, defendido pelo ex-presidente Lula para ocupar a vaga de ministro da Fazenda, foi assistida pelo atual chefe da Pasta, Joaquim Levy, que estava na primeira fila da plateia. “São números que apontam para um cenário recessivo que não há dúvida que temos de reconhecer a gravidade”, avaliou Meirelles, sobre o momento econômico.
O ex-presidente do BC ressaltou que a desvalorização cambial, apesar de problemas causados, como para empresas endividadas, tem um lado positivo para a produção e exportação do País. “É evidente que o câmbio não resolve o problema de longo prazo, mas é importante que ele dê um fôlego, uma base para as empresas”, afirmou. Meirelles disse que não foi feito convite concreto para que ocupe o posto de ministro da Fazenda, reafirmando que não comenta especulações e hipóteses (AE).