73 views 2 mins

Médicos do INSS voltam ao trabalho no dia 25

em Manchete
segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

Alexande Martins

Os profissionais voltam ao trabalho, mas continuam negociando.

Brasília – Os médicos peritos do INSS decidiram retornar ao trabalho, no dia 25, próxima segunda-feira, depois de quase 140 dias de paralisação. Segundo a Associação Nacional dos Médicos Peritos da Previdência Social (ANMP), eles vão priorizar o chamado atendimento essencial, ou seja, quelas pessoas que nunca passaram por perícia para ter direito a um dos benefícios (auxílio-doença ou aposentadoria especial por invalidez). Também é preciso de perícia para voltar ao trabalho depois da licença.
No estado de greve, os profissionais voltam ao trabalho, mas continuam negociando com o governo. “Novas paralisações no futuro não estão descartadas”, diz Luiz Argôlo, diretor da ANMP. Até a próxima segunda, apenas 30% dos médicos continuarão trabalhando. Na próxima segunda, todos voltarão a bater ponto, mas em “estado de greve”. “Esperamos que com esse distensionamento o governo volte a dialogar com a categoria”, afirma Argolo.
A entidade calcula que, no período da greve, 2,1 milhões de perícias deixaram de ser feitas. O tempo médio de espera para o agendamento saltou de 20 dias para 80 dias. Os médicos peritos pedem aumento salarial de 27,5% em, no máximo, duas parcelas anuais, redução da carga horária de 40 horas para 30 horas semanais, a recomposição do quadro de servidores e o fim da terceirização da perícia médica.
De acordo com o Ministério do Planejamento, foi oferecido aos peritos médicos reajuste de 10,8%, a ser pago em duas vezes, e reajuste dos benefícios sociais – as mesmas condições das demais categorias do funcionalismo. A ANMP afirmou que em 5 anos, quase 3 mil peritos abandonaram a carreira. A taxa de evasão é de 2 peritos por dia útil, “algo inédito no serviço público federal” (AE).