67 views 2 mins

Ministro diz que governo ainda avalia se revisará meta fiscal

em Manchete
segunda-feira, 07 de agosto de 2017
José Cruz/ABr

José Cruz/ABr

Ministro do Planejamento, Dyogo Oliveira.

O ministro do Planejamento, Dyogo Oliveira, disse ontem (7) que o governo ainda está avaliando se vai revisar a meta fiscal. O cenário de receitas do governo continua se complicando e provavelmente não haverá aprovação da medida de reoneração da folha, que traria alívio às contas. “Há uma frustração de receitas que nos obriga a fazer uma reavaliação e isso está em andamento. Mas não posso antecipar quando nem quanto porque não há decisão tomada”, falou após participar de almoço do Grupo Lide.
Atualmente, a meta fiscal para 2017 é de um déficit primário de R$ 139 bilhões. No primeiro semestre, o resultado ficou negativo em R$ 56,092 bilhões. Oliveira disse ainda que acredita no fôlego do governo para discutir a reforma da Previdência, classificada por ele como urgente. “O governo tem demonstrado continuamente uma capacidade de mobilização no Congresso. Como resultado disso nós já tivemos a aprovação da reforma trabalhista, a terceirização, reformas que resultam da capacidade do governo de se articular e da boa relação que mantém com o Congresso Nacional. Também assim nesse caso da Previdência esperamos que aconteça”, disse.
Além da Previdência, o ministro afirmou que a reforma tributária também está na pauta prioritária, mas que não há nenhuma agenda fechada. Oliveira afirmou que o Brasil saiu da recessão e está começando um novo ciclo de crescimento muito diferente dos anteriores, já que está sendo puxado pelas empresas privadas. “Esse novo ciclo tem a ver com a visão de país e de mundo que o governo tem adotado para abrir espaço para a iniciativa privada tanto quanto possível. Evidente que tem limitações jurídicas, mas tem demonstrado abertura e tem começado a dar resultados”, afirmou (ABr).