79 views 2 mins

Mais diálogo para ampliar parceria comercial com EUA

em Manchete
quinta-feira, 15 de outubro de 2015

José Cruz/ABr

Kátia Abreu discursa durante Diálogo Agrícola Brasil–EUA.

A ministra da Agricultura, Kátia Abreu, defendeu mais diálogo e harmonização de processos para ampliar o comércio entre Brasil e Estados Unidos. Ao abrir o Diálogo Agrícola Brasil – Estados Unidos, na Confederação da Agricultura do Brasil (CNA), ela afirmou que as duas nações são “gigantes na produção de alimentos e nas exportações” e não devem ser encaradas como inimigas ou adversárias.
“Muito pelo contrário. Temos funções complementares, responsabilidades mútuas com a segurança alimentar mundial e devemos harmonizar, cada vez mais, nosso diálogo, começando pelos processos de importações e exportações”, afirmou. Kátia discursou ao lado do presidente da CNA, João Martins, e da embaixadora dos Estados Unidos no Brasil, Liliana Ayalde.
A ministra destacou o acordo para exportação de carne bovina in natura, firmado em junho último. Kátia informou que o acordo representou um “marco muito especial”, acrescentando que “estamos com tudo pronto para vender, pela primeira vez, nossa carne para aquele país”. E que não existe “briga comercial” entre os Brics, Estados Unidos e União Europeia. “O que existe é luta pela sobrevivência em ampliar mercados e garantir fornecimento de alimentos ao mundo”. Kátia ressaltou que a Farm Bill (lei agrícola norte-americana) aprovada no ano passado, traz “preocupação” para o agronegócio brasileiro, especialmente em relação aos subsídios (ABr).