67 views 2 mins

Evo desembarca no México e promete ‘continuar luta’

em Manchete
terça-feira, 12 de novembro de 2019

O ex-presidente da Bolívia, Evo Morales, desembarcou ontem (12) no México, país que lhe concedeu asilo político. O avião militar fornecido pelo governo mexicano aterrissou por volta de 11h (horário local), após ter feito uma escala técnica no Paraguai e passado pelo espaço aéreo brasileiro.

Ao desembarcar, Morales voltou a dizer que é vítima de um “golpe de Estado”. “É necessário continuar a luta, e estamos certos de que os povos do mundo têm o direito de se libertar e colocar fim à opressão, mas há grupos que não respeitam a vida nem a pátria”, afirmou.

O ex-presidente também agradeceu ao México por ter “salvado sua vida”. Morales governava a Bolívia desde janeiro de 2006, mas renunciou após ter sido pressionado por sindicatos, pelas Forças Armadas e pela Polícia. Ele tentava obter um quarto mandato nas urnas e chegou a ser declarado vencedor da eleição presidencial de 20 de outubro, mas o candidato de oposição, Carlos Mesa, não reconheceu o resultado e foi às ruas para protestar.

A OEA apontou irregularidades na apuração da eleição, e Morales chegou a convocar um novo pleito, mas não foi suficiente para evitar sua queda. Além dele, também renunciaram o vice-presidente Álvaro García e os mandatários do Senado (Adriana Salvatierra) e da Câmara (Victor Borda), esvaziando a linha sucessória (ANSA).