66 views 2 mins

Infraestrutura e atividades de mineração na Amazônia

em Manchete
sexta-feira, 01 de novembro de 2019

O vice-presidente da República, general Hamilton Mourão, disse na sexta-feira (1º) aos participantes de simpósio sobre a Amazônia, na Câmara dos Deputados, que a região precisa ser integrada ao restante do País por meio de obras de infraestrutura e atividades econômicas como a mineração. Mourão ressaltou que é possível explorar a região, respeitando o meio ambiente.

“Lembro que temos uma enorme riqueza de potássio na região de Autazes (AM), que está há alguns anos aguardando a liberação. Existe a empresa pronta para trabalhar aquilo. E que significaria para o estado do Amazonas uma renda anual de R$ 10 bilhões e também libertaria o País da dependência de potássio para fabricação dos nossos fertilizantes”, afirmou, ao comentar a necessidade de ligar a BR-163 à BR-210 para integrar o Amapá. O estado faz fronteira com a Guiana Francesa. “Não podemos permitir que o Amapá seja atraído para a França. Ele tem que estar aqui na nossa mão”, declarou.

O secretário de Assuntos Estratégicos do governo federal, general Santa Rosa, disse que a rodovia faz parte do programa Barão do Rio Branco, de desenvolvimento da Amazônia, em estudo no governo. O programa prevê também a construção de uma hidrelétrica no rio Trombetas e de uma ponte sobre o rio Amazonas na cidade de Óbidos (PA). Em maio, movimentos indígenas divulgaram uma nota contra o programa porque, segundo eles, as obras afetariam seus territórios e unidades de conservação.

Na linha de aumentar a atividade econômica na região amazônica, o vice-presidente Mourão também questionou o fato de os subsídios fiscais para a Zona Franca de Manaus serem menos de 10% do total de R$ 200 bilhões para o País todo (Ag.Câmara).