66 views 2 mins

Brasil defenderá combate à evasão tributária na reunião do G20

em Manchete
segunda-feira, 29 de agosto de 2016

Marcelo Camargo/ABr

Meirelles: O Brasil defenderá a continuidade das reformas no FMI.

A aceleração das discussões sobre o combate à evasão tributária será um dos principais pontos defendidos pelo Brasil na reunião dos presidentes e dos primeiros-ministros do G20 (grupo das 20 maiores economias do planeta), que ocorrerá nos próximos dias 4 e 5, em Hangzhou, na China. Segundo o Ministério da Fazenda, o encontro deverá resultar em avanços importantes na tributação de capitais que se aproveitam de brechas internacionais para migrar para países com impostos mais baixos ou para paraísos fiscais – onde não pagam tributo nenhum.
Um dos pontos de debate será a tributação de empresas multinacionais que burlam a legislação para não pagar impostos. O ministério destaca que as discussões estão avançadas com vários países, ratificando o acordo da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico) para a troca automática de informações tributárias, de movimentação de recursos e do patrimônio de contribuintes.
Outro ponto importante será a regulação do fluxo internacional de capitais. A OCDE está revisando o código de liberalização do movimento de capitais, que tem 60 anos, para tentar conter a volatilidade dos fluxos financeiros, que podem ser retirados quase instantaneamente de países em momentos de crises internacionais. Segundo o ministério, a volatilidade no capital financeiro cria dificuldades para a economia real de vários países em momentos de turbulência global.
O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, deve embarcar para a China com o presidente interino Michel Temer amanhã (31). Antes de ir a Hangzhou, Meirelles participará de seminário com empresários chineses na sexta-feira (2), em Xangai, para apresentar os projetos do governo brasileiro de concessões de infra-estrutura (ABr).