81 views 2 mins

FGV: indústria deve cair acima de 2% no 2º trimestre

em Manchete
terça-feira, 30 de junho de 2015

Divulgação

Economista Aloisio Campelo Júnior.

A queda média de 13% do Índice de Confiança da Indústria (ICI) no segundo trimestre deste ano, em relação aos três meses anteriores, sugere que a produção física industrial brasileira deve registrar retração acima de 2% no segundo trimestre deste ano, prevê o superintendente adjunto para Ciclos Econômicos do Ibre da FGV, Aloisio Campelo Júnior. Caso se confirme, o economista destaca que será o oitavo trimestre consecutivo de queda do indicador.
“Considerando que o Nuci (Nível de Utilização da Capacidade Instalada) e o ISA (Índice de Situação Atual) estão caindo, é muito provável que a indústria tenha mais um trimestre de queda, o que, pela série atual, seria a oitava queda”, afirmou durante coletiva de imprensa em que comentou o ICI de junho. Pelos cálculos do Ibre feitos por carregamento estatístico, a produção física da indústria em geral deve recuar 2,1% no segundo trimestre deste ano, na margem, enquanto a produção apenas da indústria de transformação deve tombar 2,4% no período.
Em junho, o Índice de Confiança da Indústria brasileira caiu 4,9% ante maio, ao passar de 71,6 para 68,1 pontos, o menor nível da série histórica, iniciada em abril de 1995. Em relação a junho de 2014, o recuo foi de 22%. Campelo ressaltou que o resultado, o pior em 20 anos, é menor até mesmo do que os registrados durante a crise financeira mundial de 2009, quando a confiança atingiu 74,1 pontos em janeiro, e na crise russa de 1998, quando o ICI registrou 69,5 pontos em outubro daquele ano (AE).