94 views 4 mins

Brasil é um parceiro indispensável, diz presidente dos Estados Unidos

em Manchete Principal
terça-feira, 30 de junho de 2015

Presidente norte-americano, Barack Obama, durante declaração à imprensa.

Presidente norte-americano, Barack Obama, disse ontem (30) que a visita da presidenta Dilma Rousseff aos Estados Unidos marca um capítulo novo, mais ambicioso, na relação entre os dois países. Ele ressaltou que os EUA, por mais poderosos que sejam e interessados em resolver uma gama enorme de questões mundiais, não podem fazer tudo sozinhos. E que em questões como o combate a doenças e pandemias, a luta contra o terrorismo e a erradicação da pobreza, os Estados Unidos precisam de parceiros, e o “Brasil é um parceiro indispensável nesses esforços”, afirmou Obama, em declaração à imprensa, após encontro com a presidenta Dilma Rousseff, na Casa Branca.
O presidente dos EUA agradeceu o apoio de Dilma Rousseff e do Brasil na retomada das relações com Cuba. Perguntado por um jornalista sobre a situação venezuelana, Ele disse que conversou com Dilma sobre a Venezuela, sem, no entanto, detalhar o que foi tratado. Mas lembrou que, como presidente, começou uma nova era nas relações com a América Latina e que os Estados Unidos estão envolvidos mais profundamente na região e concentrados no futuro, citando como exemplo a parceria com o Brasil.“A pedra fundamental de nosso envolvimento na região é a nossa forte parceria com o Brasil. Nossas nações são parceiras naturais nas Américas e no mundo”, disse.
O líder norte-americano ressaltou que o trabalho de parceria com o Brasil é contínuo, apesar de mutias vezes isso não aparecer nas manchetes de jornais, e que os dois países vão melhorar as relações de comércio, investimento e emprego. Segundo ele, o novo plano de investimentos em infraestrutura, anunciado pelo governo brasileiro, vai ajudar empresas americanas a ter mais oportunidade de se envolver em projetos de construção de portos, ferrovias e aeroportos no Brasil.
Obama disse ainda que as diferenças entre os Estados Unidos e o Brasil são questões que acontecem entre países amigos e aliados. “Não há identidade perfeita entre amigos e parceiros, Mas o relacionamento forte que temos e o fato de sermos os dois maiores países no hemisfério, com histórias semelhantes, significa que seremos parceiros nos próximos anos”. Ele informou também que os dois países estão ampliando a cooperação em defesa, o que vai facilitar que as suas Forças Armadas trabalhem juntas.
Ao falar sobre a colega Dilma Rousseff, Obama disse que tem um excelente relacionamento com a presidenta brasileira, destacando que ela sempre foi muito franca e honesta sobre os interesses do povo brasileiro. E completou que “a visita [aos Estados Unidos] marca um capítulo novo, mais ambicioso, na relação entre os dois países”. O presidente dos Estados Unidos ressaltou que, como duas das maiores democracias do mundo, o Brasil e os Estados Unidos entendem as aspirações dos cidadãos que querem viver em liberdade. Dirigindo-se diretamente à Dilma, completou: “Os sacrifícios pessoais que você fez na sua vida são testemunhos dessa determinação” (ABr).