76 views 2 mins

Duplicação de trecho da BR-116 facilita comércio com Mercosul

em Manchete
terça-feira, 19 de dezembro de 2017
Rovena Rosa/ABr

Rovena Rosa/ABr

Inauguração da segunda pista da Serra do Cafezal, na BR-116, principal corredor logístico entre o Sudeste e o Sul do país.

Foi inaugurada ontem (19) a duplicação do trecho da Serra do Cafezal, na Rodovia Régis Bittencourt (BR-116), principal corredor logístico entre o Sudeste e a Região Sul e países do Mercosul. O ministro-chefe da Secretaria-Geral, Moreira Franco, ressaltou o simbolismo da entrega da obra, que facilita também o comércio e a exportação por meio dos portos de Paranaguá e Santos.
“Essa estrada, que foi conhecida como estrada da morte, será a estrada da vida. Vai trazer crescimento, emprego, comércio, melhorar a qualidade de vida de toda a população”, declarou o ministro. Dados da concessionária da rodovia apontam que 88 pessoas morreram em acidentes no local durante o ano passado. Em 2010, o número de mortos chegou a 196.
O trecho inaugurado faz parte da concessão do Grupo Arteris e as obras tiveram custo de R$ 1,3 bilhão. São 30,5 km de extensão entre os municípios de Juquitiba e Miracatu, incluindo três pontes, quatro túneis, 36 viadutos e duas passarelas para pedestres, além de passagens de travessia para animais. Por dia, 127 mil veículos utilizam a Régis Bittencourt, sendo que 60% são caminhões.
O ministro dos Transportes, Maurício Quintella, disse que a demora para a entrega da obra, que teve início em 2010, se deveu a obtenção de licenciamento ambiental. “Felizmente, estamos nas vésperas de apreciar uma nova lei de licenciamento ambiental, lei moderna que vislumbra o crescimento”, declarou, ao afirmar que a questão das licenças ambientais é um entrave para atrair investimentos privados (ABr).