77 views 50 secs

Eduardo Cunha renuncia à Presidência da Câmara

em Manchete
quinta-feira, 07 de julho de 2016

Antonio Augusto/Ag.Câmara

Eduardo Cunha renuncia à presidência da Câmara dos Deputados.

O presidente afastado da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), renunciou à presidência da Casa. Ele permanece com o mandato de deputado federal.
“Resolvi ceder ao apelos generalizados dos meus apoiadores […] Somente a minha renúncia poderá pôr fim a esta instabilidade sem prazo. A Câmara não suportará infinitamente”, disse, ao ler sua carta de renúncia em entrevista à imprensa no Salão Nobre da Câmara.
Ao ler a carta, Cunha disse que é alvo de perseguição por ter aceito a denúncia que deu início ao processo de impeachment de Dilma Rousseff. “Não tenho dúvidas, inclusive, de que a principal causa do meu afastamento reside na condução desse processo de impeachment da presidenta afastada”, disse.
Cunha chorou ao ler alguns trechos da carta e disse também que sempre falou a verdade. “Comprovarei minha inocência nesses inquéritos. Não recebi qualquer vantagem indevida de quem quer que seja”, disse. Com a decisão de Cunha de deixar a vaga, a Câmara convocou novas eleições para o próximo dia 14, para uma espécie de mandato-tampão, ou seja, para um nome que comandará a Casa até fevereiro do próximo ano quando um novo presidente será eleito (ABr).