72 views 3 mins

Dilma: Mercosul está pronto para acordo com a União Europeia

em Manchete
quarta-feira, 10 de junho de 2015

Roberto Stuckert Filho/PR

Dilma posa para foto com a chanceler da Alemanha, Angela Merkel e a presidenta do Chile, Michelle Bachelet, na sessão da cúpula da UE e da Celac, em Bruxelas.

A presidenta Dilma Rousseff chegou ontem (10) à Bélgica e após uma reunião com o primeiro-ministro do país, Charles Michel, disse que o Brasil e o Mercosul estão prontos para fechar um acordo comercial com a Europa. Dilma está em Bruxelas para a 2ª Cúpula entre a Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac) e a União Europeia (UE). A reunião poderá ser o cenário para que Mercosul e a UE avancem na negociação para um acordo de livre comércio, com a apresentação de suas ofertas comerciais.
No momento, os dois lados montam uma lista de quais produtos poderão ter as tarifas zeradas. A apresentação tem que ser simultânea e já chegou a ser negociada em 2013 e 2104, mas não prosperou. “Eu disse ao primeiro-ministro que o Brasil e Mercosul estão em condições de apresentar as ofertas comerciais para a União Europeia. Acreditamos que isso pode acontecer nos próximos dias ou meses e esperamos que, da mesma forma, essa questão evolua de forma satisfatória do ponto de vista da UE”, explicou Dilma em declaração à imprensa após a reunião com o chefe de Governo belga.
Em maio, durante a visita ao Brasil o presidente do Uruguai, Tabaré Vázquez, ambos ressaltaram que o fechamento do acordo tarifário entre os dois blocos é a prioridade do grupo sul-americano para este ano. Na declaração de ontem, Dilma também destacou a relação comercial entre o Brasil e a Bélgica. Ela defendeu a ampliação da cooperação, comércio e investimentos entre os dois países. “Discutimos sobre algumas áreas que são importantes para ambos os países. O Brasil acaba de lançar um grande plano de concessão e investimento em logística e as empresas belgas estão no Brasil em algumas áreas. Então, para nós e importante que essa relação se expanda”, avaliou.
A presidenta agradeceu a parceria da Bélgica no Programa Ciência sem Fronteiras e propôs a expansão da cooperação com a criação de vagas de estágio para estudantes brasileiros em empresas belgas. Após o encontro com o primeiro-ministro, Dilma seguiu para a abertura da cúpula, que reúne chefes de Estado da Celac e da União Europeia. Em dois dias de reunião, os dois blocos vão tratar de temas comerciais e de questões como direitos humanos, migração e mudanças climáticas (ABr).