78 views 3 mins

Produção de petróleo e gás natural da Petrobras foi recorde em junho

em Manchete
segunda-feira, 11 de julho de 2016

Divulgação

Petrobras registrou em junho produção média recorde de 2,9 milhões de barris de óleo por dia, novo recorde médio mensal.

A Petrobras fechou o mês de junho com uma produção média de 2,9 milhões de barris de óleo equivalente por dia (petróleo e gás natural), novo recorde médio mensal. O recorde anterior havia sido alcançado em agosto de 2015 quando a produção média diária de petróleo e gás natural foi de 2,88 milhões de óleo equivalente. Segundo dados divulgados pela empresa, a produção de junho último supera em 2% os 2,83 milhões de óleo equivalente/dia relativos à produção de maio.
Os dados indicam que a produção total de petróleo e gás natural nos campos do Brasil também representa um novo recorde mensal, ultrapassando o recorde anterior de 2,69 milhões de barris diários, ocorrido em agosto do ano passado. A produção média de petróleo em junho foi de 2,3 milhões de barris por dia, resultado 2% acima do volume produzido no mês anterior, de 2,24 milhões barris/dia. Desse total, 2,20 milhões barris/diários foram produzidos no Brasil e 100 mil no exterior.
A Petrobras ressalta, ainda, o fato de que o volume de petróleo produzido em junho no Brasil é a terceira maior média mensal de produção já registrada pela companhia. Nos campos do exterior, a produção média de gás natural foi de 17,2 milhões m³/dia, resultado, no entanto, 4% abaixo dos 17,9 milhões m³/dia alcançados no mês anterior.
A estatal atribui o crescimento da produção principalmente à entrada de novos poços conectados às plataformas Fpsos Cidade de Maricá e Cidade de Itaguaí, no campo de Lula, nas áreas de Lula Alto e Iracema, respectivamente. As informações da Petrobras indicam, ainda, que também produção de petróleo e gás natural nos campos da área do pré-sal encerrou junho com extração recorde, ao aumentar em 8% a produção média diária do mês em relação a maio, com um volume de 1,24 milhões de óleo equivalente por dia.
A produção de petróleo operada pela Petrobras (parcela própria e dos parceiros) em junho, nos campos do pré-sal, também significa um novo recorde mensal, atingindo a média de 999 mil barris de óleo por dia, um aumento também de 8% em relação ao mês. Foi obtido, também em junho, o maior volume de petróleo extraído em um único dia: 1.087.000 barris, total produzido no último dia 30 (ABr).