60 views 3 mins

Decisão da Petrobras de manter preço da gasolina surpreende analistas

em Manchete
sexta-feira, 06 de janeiro de 2017
Divulgação

Divulgação

A fórmula de paridade de preços ainda não está clara.

São Paulo – A manutenção do preço da gasolina pela Petrobras, considerando que apenas o do diesel foi reajustado, representou surpresa para analistas que acompanham a empresa. “Inicialmente, estimamos aumentos de preços de 8% para a gasolina e de 5% para o diesel em janeiro. Portanto, enquanto o reajuste do diesel ficou em linha com a nossa expectativa, a manutenção do preço da gasolina foi uma surpresa”, escreveram Filipe Gouveia e Osmar Camilo, do Bradesco BBI.
A equipe de análise do Brasil Plural escreveu, em comentário a clientes, que a falta de reajuste nos preços da gasolina, que foi vendido a um prêmio “significativamente menor” na comparação com o diesel, deve confundir o mercado, elevando as incertezas sobre como os ajustes são decididos. “Após o recente aumento do preço do petróleo, parcialmente compensado pela apreciação do real, o mercado estava antecipando algum ajuste no preço do combustível, mas mais forte na gasolina do que no diesel”, avalia o Brasil Plural, em comentário.
Os analistas da Coinvalores escreveram no diário matinal da corretora que, considerando a expectativa do mercado de reajuste no preço da gasolina, o evento demonstrou que a fórmula de paridade de preços ainda não está clara e que continua difícil prever a trajetória. “Ainda que a métrica de reajuste de preços não esteja tão clara, mantemos visão positiva para suas operações, pois a realização de reajustes periódicos e o plano de desinvestimentos configuram um cenário mais promissor daqui em diante”, acrescenta o diário matinal da Coinvalores.
Os analistas do Bradesco BBI ressaltam que, apesar da surpresa, o resultado líquido ainda é positivo, representando 4% do Ebitda de 2017 (ou US$ 1,2 bilhão). Outra leitura, segundo os analistas, seria qual o preço internacional da gasolina que a Petrobras usa como comparação. “Nossa estimativa de um aumento de 8% no preço da gasolina considerava a referência do GoM, que teve aumento de 7% desde o último ajuste de preços em 5 de dezembro. No entanto, se considerarmos a referência europeia, o preço registrou um aumento menor, de 4%” (AE).