59 views 2 mins

Começou a programação do Círio de Nazaré em Belém

em Manchete
terça-feira, 08 de outubro de 2019

Uma das maiores manifestações religiosas do Brasil, o Círio de Nazaré começou ontem (8), em Belém. A expectativa é que, até o fim do mês, o evento atraia 83 mil turistas que prestigiarão a procissão que, entre moradores da região e de fora, costuma reunir milhões de pessoas. Em 2018, só a principal das 12 romarias em homenagem a Nossa Senhora de Nazaré reuniu cerca 2 milhões de turistas e romeiros. O Dieese calcula que, este ano, o evento movimentará em torno R$ 1 bilhão, beneficiando principalmente a hotelaria e o comércio local.
Para garantir a tranquilidade, um forte esquema foi montado. Em sua página na internet, a prefeitura de Belém informa que mais de 25 mil servidores de órgãos municipais, estaduais e federais, incluindo das Forças Armadas, atuarão de forma integrada até o fim do mês para garantir a segurança e organização ao longo dos trajetos – que incluem uma procissão fluvial e uma moto romaria, entre outras manifestações de fé.
O videomonitoramento será acompanhado do Centro Integrado de Operações para que, em caso de necessidade, o agente de segurança mais próximo do local da ocorrência possa ser acionado e atue de forma rápida. Apesar do aparato de segurança, a Guarda Municipal de Belém recomenda que os romeiros evitem usar celulares e outros objetos que chamem a atenção, e que, em situação de perigo, não reajam e, tão logo seja possível, procurem um agente público ou liguem 153 (ABr).