87 views 49 secs

Acidentes de trânsito causam prejuízo em 3% do PIB mundial

em Manchete
quarta-feira, 18 de novembro de 2015

Elza Fiúza/ABr

Dilma Rousseff ao abrir a 2ª Conferência Global de Alto Nível sobre Segurança no Trânsito.

A presidenta Dilma Rousseff alertou ontem (18) para a necessidade de prevenir acidentes no trânsito, como forma de evitar a perda de bens e reduzir custos com saúde. “Os prejuízos causados por acidentes são estimados em 3% do PIB mundial, cifra que chega a 5% nos países em desenvolvimento”, observou.
Durante a abertura da 2ª Conferência Global de Alto Nível sobre Segurança no Trânsito, em Brasília, Dilma Rousseff disse que a cooperação internacional “permite identificar desafios comuns, encurtando o caminho para soluções também comuns”. Delegações de mais de 120 países representando governos e sociedade civil vieram para discutir o tema da segurança no trânsito.
A OMS prevê um crescimento mundial de 30% dos acidentes com morte no trânsito até 2030. Os países em desenvolvimento têm papel fundamental nesse processo, pois respondem por mais de 90% das mortes, apesar de ter apenas 54% da frota. “É responsabilidade dos governos engajar-se nos debates do fórum da ONU para harmonização da regulamentação de veículos”, afirmou Dilma, concluindo ser “fundamental que a indústria automobilística incorpore tecnologias de segurança nas linhas de produção em todo o mundo” (ABr).