78 views 2 mins

Blatter diz que sua missão é colocar Fifa no caminho

em Manchete
sexta-feira, 29 de maio de 2015

Walter Bieri/EPA/Ag.Lusa

Blatter comemora após ter sido reeleito presidente da Fifa.

O suíço Joseph Blatter, de 79 anos, foi reeleito para seu quinto mandato à frente da principal entidade do futebol mundial, a Fifa. Nem mesmo as recentes denúncias de corrupção envolvendo alguns dos principais dirigentes da federação foram capazes de alterar os rumos da eleição. A votação foi para o segundo turno, mas o concorrente o príncipe jordaniano Ali bin Al Hussein, 39 anos, desistiu da candidatura.
Na primeira rodada, Blatter obteve 133 votos e Al Hussein conseguiu 73. Por 6 votos a menos do que o mínimo necessário para vencer a eleição em um única rodada, Blatter teria que disputar um segundo turno com o príncipe jordaniano, que acabou desistindo. Um segundo turno não ocorria desde 1974. “Tomo a responsabilidade de voltar a botar a Fifa no caminho”, disse Blatter, após ser reeleito. “Precisamos de maior representatividade das federações, de mulheres, precisamos que suas vozes repercutam na Fifa”, acrescentou.
Fizeram falta ao suíço os votos de algumas das federações que retiraram o apoio a Blatter depois que foram presos oito dirigentes esportivos ligados à Fifa. Duzentos e nove delegações tinham direito a voto na escolha do presidente da federação. Devido ao retorno repentino do presidente da CBF, Marco Polo Del Nero, ao Brasil, o país foi representado pelo presidente da Federação de Futebol do Ceará, Mauro Carmélio (ABr).