59 views 2 mins

Dilma: “estarrecida” com previsões do FMI

em Manchete
sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

José Cruz/ABr

Em reunião do PDT, Dilma diz que país voltará a crescer.

A presidenta Dilma Rousseff disse na sexta-feira (22) que ficou “estarrecida” com a piora das previsões do FMI para a economia brasileira. Durante reunião do Diretório Nacional do PDT, em Brasília, ela destacou que o país voltará a crescer. “Estou estarrecida com o relatório do FMI. A gente sabe que o fundo fala muita coisa”, afirmou. Esta semana, o FMI divulgou relatório com previsões para a economia global. No caso do Brasil, a entidade aumentou, de 1% para 3,5%, a estimativa de queda do PIB.
Segundo Dilma, o fundo não atribuiu a situação crítica do Brasil à economia. “Eram dois fatores: a duração da instabilidade política e o fato de as investigações contra a Petrobras terem um prazo de duração maior e mais profundo que eles esperavam. Isso seria os principais fatores responsáveis pelo fato de eles terem de rever a posição do fundo monetário em relação ao crescimento do Brasil.”
Para Dilma, os investimentos voltarão ao país e o Brasil retomará o crescimento. “Temos todos os fundamentos sólidos para isso”, garantiu, ao acrescentar que o processo de inclusão social não será interrompido e que educação continuará sendo a questão central de sua gestão. Com relação ao impeachment, Dilma voltou a dizer que o processo que está sofrendo é uma tentativa de golpe. “Não tenho dinheiro no exterior e tenho uma vida ilibada”, disse sob aplausos da militância pedetista (ABr).