90 views 2 mins

BC: não há problema de capital ou de ‘falta de liquidez’

em Manchete
terça-feira, 05 de junho de 2018
Divulgação

Divulgação

Diretor de Regulação do BC, Otavio Ribeiro Damaso.

O diretor de Regulação do Banco Central, Otavio Ribeiro Damaso, afirmou ontem (5), que, pelo lado da oferta, todas as condições estão dadas para a recuperação do crédito no Brasil. “Não há problema de capital, de falta de liquidez ou funding”, disse, em audiência pública na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado. Reconheceu, no entanto, que existe uma dificuldade entre as instituições financeiras em conceder crédito para pessoas jurídicas.
“O problema no crédito é de ambiente de negócios, reflexo dos anos que passamos”, afirmou. Para ele, as instituições financeiras ficaram “iradas” com a regulamentação da portabilidade de salários. Recentemente, o BC editou norma que permite que uma pessoa que recebe o salário em um banco possa fazer a portabilidade dos recursos para outro banco, de forma simples. “A portabilidade de salário é um grande incentivo à concorrência bancária”.
Damaso afirmou ainda que está surgindo uma “nova onda” de pagamentos instantâneos. O BC já está discutindo com a indústria o funcionamento desta área. Outro ponto citado diz respeito a ‘garantias guarda-chuvas’. “Eu quero ter crédito com instituição específica. Dou o imóvel em garantia e este imóvel está alienado”, exemplificou. “O que queremos discutir com o Congresso é (a possibilidade de) dar uma flexibilidade a essa garantia, para que ela não fique presa sempre a um banco” (AE).