69 views 3 mins

Temer diz que Brasil viveu “relativo isolamento externo” nos últimos anos

em Manchete Principal
quarta-feira, 28 de setembro de 2016
Presidente Michel Temer coordena reunião do Conselho da Câmara de Comércio Exterior (Camex), no Palácio do Planalto.

Presidente Michel Temer coordena reunião do Conselho da Câmara de Comércio Exterior (Camex), no Palácio do Planalto.

O presidente Michel Temer disse ontem (28) que o Brasil precisa acabar com o “relativo isolamento” da política exterior dos últimos anos e criticou acordos comerciais classificados por ele de “insuficientes”. Também comentou a situação do Mercosul, que, segundo ele, está retomando o “caminho da normalidade”, mas precisa ser revisado no que diz respeito à estrutura tarifária e celebração de acordos em novas áreas.
Ao abrir os trabalhos da 111ª reunião do Conselho da Camex, no Palácio do Planalto, o presidente pregou a melhora da situação do Brasil no comércio exterior como fator-chave para a retomada do crescimento e para a geração de empregos. Segundo Temer, o país ocupa hoje o 25ª lugar no ranking de exportadores mundiais, posição que pode ser melhorada por meio de uma política “eficiente” que passe pela “redução do chamado custo Brasil” e superação de “gargalos em infraestrutura” e outros elementos que encarecem as exportações brasileiras.
“A OMC é foro importante para o combate aos subsídios agrícolas, mas é preciso dedicar mais esforços a acordos com parceiros selecionados. Precisamos romper o relativo isolamento externo dos últimos anos. Negociamos poucos acordos, insuficientes em número e em impacto efetivo sobre nosso intercâmbio com o resto do mundo”, disse. Sobre o acordo Mercosul/União Europeia, Temer disse que a negociação precisa ser acelerada, mas destacou que o bloco sul-americano também tem outras prioridades internas.
Citou que os ministros de Relações Exteriores, José Serra, e da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Marcos Pereira, têm sem empenhado em abrir novas frentes de negociação. “Queremos agora acelerar as negociações, por exemplo, do Mercosul com a União Europeia, além de ampliar acordos com outros parceiros”, afirmou, ao defender medidas urgentes para reverter a “relativa perda de participação dos produtos brasileiros” na América Latina nos últimos anos.
Uma estratégia de comércio consistente, continuou o presidente, ajudará o propósito principal de seu governo, que é a criação de empregos de qualidade. Temer voltou a bater na tecla de que a geração de postos de trabalho é a demanda número um da sociedade “Nas próximas semanas entrará em vigor o Operador Logístico Internacional para ampliar participação de micro e pequenas empresas no comercio exterior. Esse grupo de empresas são grandes empregadores”, concluiu (ABr).