Brasil vai manter relação pragmática com Argentina, diz Bolsonaro

O presidente Jair Bolsonaro disse ontem (27) que o Brasil vai manter uma relação pragmática com o governo do presidente eleito da Argentina, Alberto Fernández. “Nosso relacionamento com a Argentina vai ser pragmático sim, temos bom relacionamento comercial, no que depender de mim continuará”, disse durante entrevista a jornalistas, em Manaus.

Fernández venceu as eleições pela coalizão de esquerda Frente de Todos e sua vice é a senadora Cristina Kirchner, ex-presidente do país. Bolsonaro é crítico do kirchnerismo e apoiou a reeleição do presidente Maurício Macri, derrotado nas urnas nas eleições realizadas em outubro no país vizinho. A posse do novo governo será em 10 de dezembro, em Buenos Aires, e Bolsonaro já designou o Ministro da Cidadania, Osmar Terra, para representá-lo na cerimônia.

O presidente Bolsonaro esteve na capital amazonense para participar da abertura da 1ª Feira de Sustentabilidade do Polo Industrial de Manaus, cujo objetivo é mostrar a importância do polo para o desenvolvimento sustentável da floresta amazônica.
Durante seu discurso, Bolsonaro voltou a citar a “cobiça” de países estrangeiros nas riquezas da região. “Estamos aqui no pedaço de terra mais rico do mundo em minerais, biodiversidade, água potável, grandes áreas e a cobiça existe sobre essa região e nós devemos nos preocupar com isso”, disse.

O presidente também defendeu novamente a abertura de áreas indígenas para a produção agrícola e a exploração mineral. “Quantos dentre vocês aqui são descendentes de índios, porque reservar-lhes os espeço dentro de uma terra onde você não possa fazer nada sobre ela? Eu quero, no que depender de mim e do nosso parlamento, o índio fazendo dentro da sua terra exatamente o que o fazendeiro faz ao lado, possa inclusive garimpar”, disse.
Depois da cerimônia, Bolsonaro embarcou para Altamira, no Pará, onde participa da cerimônia de inauguração da Usina Hidrelétrica de Belo Monte (Abr).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0 Shares
Share via
Copy link
Powered by Social Snap