91 views 3 mins

Pesquisa mostra que arroz e feijão são os alimentos mais desperdiçados no Brasil

em Manchete Principal
quinta-feira, 20 de setembro de 2018
Pesquisa temproarioi

Pesquisa temproarioi

O não aproveitamento das sobras das refeições é o principal fator para o descarte de arroz e feijão. Foto: Antonio Cruz/ABr

Base da alimentação do brasileiro, o arroz e o feijão representam 38% do montante de alimentos jogado fora no país. O dado faz parte da pesquisa sobre hábitos de consumo e desperdício de alimentos, do projeto ‘Diálogos Setoriais União Europeia/Brasil’, liderado pela Embrapa com apoio da FGV. A pesquisa ouviu 1.764 famílias. O ranking dos alimentos mais desperdiçados mostra arroz (22%), carne bovina (20%), feijão (16%) e frango (15%) com os maiores percentuais relativos ao total desperdiçado.
“A grande surpresa foram as carnes aparecerem com um índice tão alto de desperdício, um produto de alto valor agregado, de alto valor nutricional e que é desperdiçado. E destaco ainda o leite, que é o quinto grande grupo mais jogado fora”, disse o professor de marketing da Escola de Administração de Empresas da FGV, Carlos Eduardo Lourenço. No Brasil, a média de alimentos desperdiçados por domicílio é de 353 gramas por dia. Individualmente a média é de 114 gramas por dia.
O não aproveitamento das sobras das refeições é o principal fator para o descarte de arroz e feijão. Como exemplo desses eventos, o professor da FGV cita o caso pesquisado de uma pessoa que, após um churrasco, acabou descartando quatro quilos de carne, ou ainda o caso de quem salgou demais o feijão durante o cozimento e acabou jogando a panela toda fora, em vez de tentar recuperar o alimento. Os resultados mostraram que 61% das famílias priorizam uma grande compra mensal de alimentos, além de duas a quatro compras menores ao longo do mês.
Esse hábito leva ao desperdício pois aumenta a propensão de comprar itens desnecessários, especialmente quando a compra farta é combinada com o baixo planejamento das refeições. Enquanto 94% afirmam ser importante evitar o desperdício de comida, 59% não dão importância se houver comida demais na mesa ou na despensa. A maioria das famílias (68%) valoriza muito ter uma despensa e geladeira cheias de alimento.
“O brasileiro gosta de abundância, é muito comum na nossa cultura”, disse Lourenço. Para o ministro do Meio Ambiente, Edson Duarte, “um terço de toda a produção agrícola está sendo desperdiçada, seja no pós-colheita, seja em toda a cadeia de alimentos. Se combatêssemos isso com efetividade, estaríamos combatendo a fome e diminuindo a pressão sobre nossas florestas e nossos recursos naturais” (ABr).