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As melhores práticas para utilizar a tecnologia na comunicação

em Manchete Principal
quinta-feira, 26 de agosto de 2021

Após o ano de 2020, é muito difícil encontrar alguém que não teve que se adaptar às novas tecnologias. Algumas indústrias como o varejo, restaurantes e as redes de ensino com certeza vivenciaram uma imersão ainda mais rápida. Enquanto isso, outras como, bens de consumo, entretenimento e o turismo, ainda estão passando por esse novo momento.

De qualquer forma, a realidade virtual surgiu para ajudar esses setores a retomarem o seu crescimento e até mesmo desenharem oportunidades que ainda estão apenas na imaginação, como, viajar virtualmente ou conversar com o um ídolo da música através da Inteligência artificial, por exemplo.

Segundo o relatório ISG Provider Lens™ MarTech Solutions and Service Providers Brazil 2021, diversas agências e companhias do meio corporativo estão gradualmente migrando para serviços digitais nos últimos três anos, ou seja, antes mesmo da pandemia surgir esse já era um movimento crescente, o que reflete uma demanda da população brasileira altamente interessada em tecnologia.

Para isso, as empresas têm adotado ferramentas como inteligência artificial, machine learning e analytics para auxiliar em seus trabalhos e melhorar a qualidade dos conteúdos publicados, tanto na eficácia quanto no engajamento. Isso evidencia que o uso da tecnologia na comunicação é uma jornada que é percorrida à medida que o retorno do investimento se torna relevante.

Imagem: NicoElNino_Canva

“O investimento em novas tecnologias requer um perfil de anunciante mais agressivo. Por ser algo recente, não possui muitos cases de sucesso ou resultados de performance de longo prazo. Dessa forma, se torna fundamental executar essa estratégia em ‘baby steps’. Testar a solução em uma pequena audiência, analisar os resultados desse primeiro teste, depois disso, ajustar a estratégia baseado em erros e acertos e, assim, reiniciar o ciclo com uma audiência maior”, afirma Denis Shirazi, CEO e Founder da 20DASH (*).

Nesses ciclos de aprendizado é possível conectar novas soluções e tecnologias ao passo que os clientes começam a observar os resultados e passam a ser sentir mais seguros. A expectativa de apostar em novas tecnologias não está ligada necessariamente à performance de vendas, mas quem investe em tecnologia, de modo geral, está na esperança de obter um ROI maior. Por isso, Shirazi selecionou as cinco principais práticas para aplicar a tecnologia na comunicação a fim de obter bons resultados:

  1. Incorpore soluções tecnológicas desde a concepção da estratégia de comunicação, para que esteja integrada ao plano – Grande parte da tecnologia utilizada na indústria tem por objetivo a redução de custos do plano de comunicação. Porém, muitas vezes a expectativa está em cima da repercussão que o uso de determinada tecnologia irá gerar em canais de notícia, promovendo grandes cases de sucesso do mercado e retornando o investimento de mídia ou ‘earned media’.

É preciso lembrar que uma boa estratégia de comunicação e marketing possui uma ampla gama de canais, ou seja, distribuir de maneira inteligente o que precisa ser dito através de aplicativos mobile, lives, messaging bots, voice assistants, filtros de Realidade Aumentada, interações de realidade virtual, entre outras centenas de formatos e canais.

Imagem: PhonlamaiPhoto_CANVA
  1. Testar e aprender – Não espere um guia de como usar uma tecnologia inovadora para sua marca, mesmo porque, quando isso existir não será mais uma novidade Hoje existem centenas de opções de aplicativos mobile que ajudam os anunciantes a produzir conteúdos para as redes sociais mais populares.

O Social Selling, por exemplo, é uma ferramenta muito interessante para dar um primeiro passo nesse mundo virtual; basicamente, é um filtro de realidade aumentada que facilita a produção de vídeo para campanhas digitais voltado, principalmente, para pequenos anunciantes que não possuem muitos recursos para a produção de vídeos comerciais.

Novas tecnologias como essas irão surgir o tempo todo, democratizando ainda mais a comunicação e criando oportunidades para grandes e pequenos anunciantes de inovar cada vez mais.

  1. Trabalhar em parceria com os desenvolvedores – Parte da estratégia de aderir tecnologia a comunicação, para quem espera resultados a curto prazo, é a sincronia e o trabalho de time. Esses dois pontos são fundamentais, assim como a compreensão de que barreiras e aprendizados são elementos irrefutáveis desse processo. Por isso, é necessário tomar decisões de forma democrática onde todas as partes estejam de acordo com o caminho escolhido e trabalhem com um único objetivo final.
  2. O protótipo também é uma boa prática do mundo da tecnologia – Desenvolva um MVP para entender se a expectativa da teoria atende na prática também.
    O Produto Mínimo Viável, ou MVP, é importante para elaborar a versão mais simples e enxuta de um produto, utilizando o mínimo possível de recursos para entregar a principal proposta de valor da ideia. Nessa etapa é possível validar o produto e entender se realmente é efetivo para o que foi proposto, afinal de nada adianta ter ideias mirabolantes inaproveitáveis.
  3. Escolha as empresas parceiras baseadas em sua experiência no mercado e a relevância da tecnologia oferecida – Por fim, mas não menos importante, escolha um parceiro experiente e capacitado, assim você terá um bom suporte e conhecimento de outras áreas que podem integrar junto ao seu negócio.
Imagem: charles taylor_CANVA

Hoje, com o advento da tecnologia, ficou bem mais fácil fazer a distinção entre algo que foi feito com diligência e o que não; cada detalhe conta e você também já deve ter percebido isso. Por isso, ter experiência no mercado e qualidade são bens intangíveis incompráveis que um bom parceiro irá te assegurar.

(*) – É CEO e Founder da 20DASH (https://20dash.com.br/pt/).


One comment on “As melhores práticas para utilizar a tecnologia na comunicação
    Felipe Matheus

    Social Selling não tem nada a ver com filtro de realidade aumentada que facilita a produção de vídeo…
    Social selling ou venda social é um método e habilidade de vendas moderna baseado em utilizar as redes sociais para atrair, prospectar e fazer negócios por meio de relacionamentos.

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