Em que redes sociais uma empresa precisa estar?

Se antes uma empresa não existia sem um site, agora parece que ela não existe se não tiver um perfil no Instagram. Mas até pouco tempo atrás isso acontecia com empresas que não estavam no Facebook. Será que vai ser assim em poucos meses com o TikTok? E como devem fazer as empresas, para conseguir seguir as tendências, não ficar para trás e não perder audiência nem vendas? Sim, é uma luta contra espaço e atenção, e essa luta é intensa e constante.

O cenário está dado: as redes sociais existem e são um caminho de conexão entre marcas e pessoas. Não somente para passar ideias e conteúdos, mas principalmente para alavancar vendas. E como fazer se sua empresa não consegue acompanhar a avalanche dos tempos e estar em todas as mídias, o tempo todo? Será que é mesmo necessário estar em todos os lugares, o tempo todo?

Vamos começar definindo o que é “estar em uma mídia”. Estar em uma mídia é muito mais do que ter um perfil e publicar nessa mídia. É conquistar uma audiência, engajar essa audiência e estar em constante contato com essa audiência, através de conteúdos que façam sentido para cada plataforma.

Penso que antes de corrermos atrás de estarmos em todas as redes sociais do momento, precisamos olhar para dentro e entender duas questões: qual nossa capacidade de geração de conteúdo, e em que formato conseguiremos gerar esse conteúdo. Não adianta queremos estar em uma plataforma como o YouTube se não temos capacidade de gravação e edição de vídeos, porque o Youtube é uma rede para vídeos. Não adianta queremos estar no Pinterest se não temos capacidade de criação e edição de imagens, porque o Pinterest é uma rede de imagens. E por aí vai.

Não é porque todos estão em uma rede que você necessariamente precisa estar nessa rede. Quando definir por estar presente em uma plataforma social, esteja por completo. Esteja por inteiro. Com conteúdos exclusivos para cada plataforma, no formato adequado para cada plataforma e com a qualidade que sua empresa merece que você dedique a ela.

Voltamos à pergunta inicial então: em que redes sociais sua empresa precisa estar? Em todas! Em todas as que fizerem sentido para você, para sua capacidade de produção e que possam ajudar você a buscar audiência e vendas sem denegrir a imagem da sua marca com conteúdos e posts que não estão à altura de sua empresa. Escolha com sabedoria, entenda sua capacidade de produção de conteúdo e aposte da rede que fizer mais sentido para sua realidade!

Com graduação em Arquitetura, pós-graduação em Administração, MBA em Empreendedorismo e Inovação, com um mestrado internacional em Digital Marketing, Carol Olival é Community Outreach Director da Full Sail University, uma universidade americana que forma profissionais para a indústria criativa global.

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