105 views 3 mins

Vantagens de ter um especialista de cobrança nas empresas

em Mais
segunda-feira, 29 de novembro de 2021

Alexandre Damasio (*)

O Brasil atingiu a marca de 62 milhões de pessoas em situação inadimplente. O índice de monitoramento, com a plataforma do SPC, que é parametrizada pela quantidade de pessoas físicas, ambos os sexos, de 18 a 69 anos, com restrição nos 2 birôs (SPC Brasil e Serasa), aponta que, somente na região do ABC, cerca de 745 mil consumidores possuem algum tipo de restrição financeira.

Com o aumento da inadimplência, muitas empresas possuem créditos a receber. Mas, com a vigência do Código de Defesa do Consumidor e a lei do telemarketing são muitos os aspectos que devem ser verificados. Além disso, pode acontecer o desgaste da marca. Delegando para um especialista de cobrança, por exemplo, a empresa ganha em agilidade, tecnologia e a marca SPC para cobrar as dívidas.
Abaixo, cito as principais vantagens de contar com um especialista de cobrança nas empresas.

. Identificação de dívidas – Muitas empresas assumem a responsabilidade e obrigações financeiras para que seu negócio possa girar e expandir no mercado. Mas, como monitorar e identificar cada uma das dívidas e obrigações financeiras de forma clara? O especialista ajuda a empresa, na prática, a identificar quais são as principais pendências e as melhores soluções para a administração financeira.

. Ações de cobrança – Um especialista de cobrança pode indicar as ações mais eficientes para a empresa. No Brasil, os principais entraves na hora de uma negociação de dívidas são as limitações legais, o desgaste do modelo atual de telemarketing e o endividamento do consumidor, por isso, é essencial contar com um profissional que entenda das necessidades e saiba analisar as principais métricas para oferecer uma melhor ação de cobrança.

. Atualização de dados – Por meio da atuação desse profissional, os dados e informações podem ser organizados e atualizados regularmente nos períodos necessários. Para que os processos sejam realizados de maneira efetiva, é necessário que os dados e informações estejam sempre atualizados e renovados, para saber a situação de cada cliente, como dados pessoais, números de telefone, suas faturas e seu histórico de pagamento com a sua empresa.

Para que as cobranças sejam efetivas e para que o grau de inadimplência diminua, o trabalho de um especialista no setor de cobranças envolve manter essa base de dados útil e atualizada.

( *) – Advogado, é presidente da CDL São Caetano do Sul.