96 views 3 mins

Processos de gestão e licenciamento ambiental das empresas

em Mais
quarta-feira, 01 de julho de 2020

Os temas ligados à sustentabilidade ganharam força em junho, em função da comemoração do Dia Mundial do Meio Ambiente (5/6). Trata-se da principal data do calendário da ONU para promover reflexões sobre a relevância da preservação dos recursos naturais, ampliando a participação da sociedade nessas pautas. Engajada no assunto, a Licentia Digital, startup investida do BMG UpTech, atua como apoio nos processos de gestão e licenciamento ambiental das empresas e, ao completar dois anos de atuação, tem experimentado um aumento da procura pelos serviços nos últimos meses.

A plataforma online foi desenvolvida para gerenciar, de maneira simples e eficiente, os processos e projetos ambientais, eliminando a necessidade do uso de planilhas e trabalhos manuais. No atual contexto de isolamento social, oferece uma contribuição ainda maior, mantendo a organização dos procedimentos, compromissos com órgãos ambientais, prazos e atividades executadas. “A empresa que utiliza os serviços da Licentia ganha mais transparência interna, trabalha com mais eficiência, amplia a governança corporativa, bem como o controle das ações e do reconhecimento dos riscos ambientais”, argumenta o CEO da startup, Leonardo Santiago.

O licenciamento ambiental é uma exigência da legislação brasileira para empreendimentos ou atividades que empregam recursos naturais ou que possam causar algum tipo de poluição ou degradação do meio ambiente. Assim, aspectos como localização, instalação, operação e expansão desses negócios precisam ser autorizados pelos órgãos competentes. Companhias dos mais variados segmentos – construção, energia, mineração, manufatura, telecomunicações, entre outras – estão sujeitas às regras de licenciamento ambiental.

São procedimentos que envolvem muitas variáveis e prazos para o cumprimento da legislação e das condicionantes ambientais. Em função dessa complexidade, as empresas que não possuem uma gestão eficaz para controlar tudo isso acabam expostas a riscos de multas e até paralisação das operações. A tecnologia oferecida pela Licentia otimiza o fluxo de trabalho e o acompanhamento das métricas para o cumprimentos das exigências ambientais.

“Nos tornamos uma empresa parceira da Microsoft. Com isso, implementamos novas tecnologias dentro do sistema para ampliar serviços e performance. O propósito da Licentia é revolucionar o licenciamento ambiental no país”, destaca Santiago. A parceria também oferece a tecnologia de Power BI para análise de dados e processamento de informações potencializadas pela plataforma. Atualmente, a empresa conta com clientes como Rio Energy, Guanhães Energia e Fundação Renova. A startup é uma spin-off da WayCarbon.

Fonte e mais informações: (https://www.licentia.digital/).