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Dia dos Namorados: 3 vantagens que fazem do seller center o cérebro dos marketplaces

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quinta-feira, 01 de junho de 2023

CEO da OmniK elenca principais benefícios de um seller center para a gestão dos marketplaces, especialmente em datas comemorativas, defendendo a transformação digital das plataformas para impulsionar os negócios

Grande parte das vendas no comércio eletrônico, especialmente em datas comemorativas, como o Dia dos Namorados, vem dos marketplaces, que também têm relevante participação na economia global, e, são responsáveis por estratégias diferenciadas para ganharem destaque em um ambiente de competição virtual. Em 2022, as vendas no setor cresceram 9,8% só nesta data. Entre 28 de maio e 11 de junho, foram realizadas 15,4 milhões de compras online, com um faturamento de R$ 6,5 bilhões, o que representa um aumento de 0,3% em relação a 2021, de acordo com dados da Neotrust. O crescimento desse tipo de negócio trouxe o desafio de gerir essas plataformas de forma eficaz e o seller center se sobressai nesse cenário, como ferramenta que otimiza e centraliza a gestão de toda a operação de um marketplace, ainda mais quando falamos de datas comemorativas, como o Dia dos Namorados, que exige grande demanda das plataformas.

“Gerir um ambiente com diversos sellers não é uma tarefa simples. É preciso fazer uma gestão que permita que o número de parceiros aumente, sem que a qualidade do serviço caia. O seller center garante esse controle e uma capacidade sustentável de escalabilidade. Com ele fica mais fácil abrir a plataforma para novos sellers, ter um portfólio de produtos mais diversificado, com um processo estruturado, organizado e sem falhas. Além disso, é uma ótima fonte de dados relevantes e indicadores para a tomada de decisões estratégicas. Podemos dizer que o seller center promove uma verdadeira transformação digital do marketplace, facilitando o crescimento exponencial do negócio”, comenta Matheus Pedralli, CEO da Omnik, empresa do Grupo FCamara, especializada em transformar e-commerces em marketplaces escaláveis.

Pensando em ajudar os empreendedores que buscam soluções de gestão eficazes, Matheus destaca três grandes vantagens de um seller center:

1- Boas experiências para o consumidor
O consumidor está cada vez mais imediatista e busca praticidade em toda a jornada de compra. Com o monitoramento de indicadores em tempo real viabilizado pelo seller center, fica mais fácil identificar gargalos operacionais, aprimorar processos e assim melhorar e personalizar a experiência do cliente. “Com a ferramenta, é possível acompanhar indicadores relacionados a entregas, atendimento e qualidade dos produtos e até mesmo identificar problemas antecipadamente e resolvê-los em tempo hábil de evitar desgaste no relacionamento com o consumidor e também críticas registradas em redes sociais ou no SAC”, explica o CEO.

2- Controle de estoque e da mudança de preços
Em muitas épocas do ano, como é o caso do Dia dos Namorados, por exemplo, em que a demanda é mais alta, é crucial ter previsibilidade de estoque, para facilitar o planejamento de promoções e o atendimento da demanda, sem frustrar expectativas dos consumidores. “O seller center faz esse controle, garantindo uma visão precisa dos produtos disponíveis nos sellers. O mesmo acontece com a variação dos preços dos produtos. Oscilações são normais, devido às promoções oferecidas por cada vendedor, e nesses casos a ferramenta identifica, de forma automática, os valores corretos de cada transação, para a realização dos repasses devidos a cada seller, levando em conta essas flutuações”, pontua Pedralli.

3 – Inteligência de dados para impulsionar vendas
Os dados gerados pelo seller center apoiam a tomada de decisão em diversos aspectos, inclusive para alavancar vendas e resultados. É possível, por exemplo, identificar os sellers com melhor resultado ou reputação, que geram mais valor para a plataforma, e criar oportunidades para ativá-los, dar mais visibilidade aos seus produtos e serviços ou estimular promoções específicas com esses parceiros. “Em datas sazonais, o controle de indicadores relacionados a estoque e logística também facilitam o planejamento de promoções para alavancar vendas”, complementa o executivo.

Terceirizando o seller center

No passado, quando não existia uma solução de seller center no mercado de tecnologia, a única saída para as empresas que quisessem ter um marketplace era desenvolver a sua própria plataforma de gestão de sellers. Isso exigia um investimento milionário que era inacessível para a maior parte das empresas. Hoje com a solução OmniK, democratizamos o acesso das empresas ao molde marketplace, com um modelo de negócio SaaS que é acessível, fácil de implementar e possui as principais integrações e funcionalidades prontas para o consumo dos nossos clientes

“Criar a própria plataforma eleva muito o custo de implementação e gestão de um marketplace. Ao contratar plataformas de alta performance, o empreendedor fica mais próximo de alcançar um crescimento escalar e sustentável para o seu negócio”, conclui Matheus.