170 views 4 mins

Por que você deve contratar um 50+ para a sua empresa

em Mais
sexta-feira, 18 de fevereiro de 2022

O ano segue com alto índice de desemprego com base no cenário de pandemia que o mundo enfrenta. Com vários setores do mercado afetados, o Brasil enfrenta uma crise de saúde e econômica instável, provocando o aumento de pessoas sem renda, como é no caso de pessoas da terceira idade que muitas vezes são excluídas pela idade, sem ter o reconhecimento de suas experiências e qualificações.

Conforme pesquisa, 42% dos idosos brasileiros estão procurando trabalho. A crise que o mundo enfrenta atinge todas as classes sociais, mas quando se trata de mercado de trabalho, os profissionais idosos que ainda exercem alguma função de trabalho, sofrem com o desemprego. No Brasil, 14,4 milhões de pessoas procuravam emprego até junho de 2021, segundo a Pnad Contínua, divulgada pelo IBGE.

E quando se trata de pessoas da terceira idade, elas se sentem ainda menos favorecidas em questões de empregabilidade, mas a boa notícia é que muitas empresas estão reconhecendo as habilidades dessas pessoas e levando em consideração todos os conhecimentos adquiridos durante todos os anos, inclusive as boas atitudes dessa geração. Ao comparar o ano de 2021 com o ano de 2018, o número de idosos no mercado de trabalho apresentou um crescimento de 10 pontos percentuais, com 46% atuando em alguma atividade profissional.

E apesar dos idosos estarem a procura de emprego, o mercado está ofertando cada vez mais vagas para a terceira idade, e como afirmação disso, o portal Empregos.com.br registrou, em setembro de 2021, um crescimento de 165,71% das vagas anunciadas para pessoas com mais de 50 anos de idade, comparado a janeiro de 2021. Entre os cargos ocupados, estão desde os postos em crescimento até consultorias, mentorias e lideranças.

Os sêniores buscam por uma oportunidade no mercado para se sentirem mais produtivos, ter uma mente mais saudável e/ou complementar a renda. Jefferson Vendrametto, Diretor de Relações Corporativas e Institucionais do Cebrac, explica que para quem está disposto a se qualificar e entrar para o mercado de trabalho não deveria existir barreiras e que o momento para as pessoas da melhor idade conquistarem uma vaga é agora.

“Com as estatísticas de números de vagas aumentando e empresas reconhecendo ainda mais os profissionais acima de 50 anos, a chance desse público se qualificar e estar antenado com as novas demandas é de extrema importância”, completou Vendrametto. Apesar do preconceito, algumas organizações já estão se mobilizando para preencher as vagas pelos sêniores. De acordo com o IBGE, o Brasil terá 22% da população idosa até 2050. Pensando nisso, Vendrametto cita 7 motivos pelos quais a sua empresa deve contratar um 50+ em 2022:

1- Experiência profissional e de vida (lidar com situações de riscos e desafios);
2- Comprometimento e responsabilidade;
3- Paciência e senso de cooperação;
4-Melhor compreensão do cenário atual (comparando com as suas experiências);
5- São pontuais e organizados;
6- Qualificação e Diversidade de ideias;
7- Maior capacidade de disseminar a cultura organizacional;

Fonte e mais informações: (https://portal.cebrac.com.br/).