103 views 5 mins

Novo roteiro traz inspiração das estações do ano para oferecer experiência enoturística

em Mais
quarta-feira, 01 de fevereiro de 2023

Requalificado, Complexo Enoturístico da Cooperativa Vinícola Garibaldi exibe salas temáticas, degustação de seis produtos e projeção de vídeo e luzes

Todo ano, a videira parece morrer para, depois, renascer e presentear as pessoas com seus aromáticos e saborosos frutos. É o seu ciclo natural de ressurreição, orquestrado pelas quatro estações do ano. O impacto do outono, do inverno, da primavera e do verão sobre as vinhas foi escolhido como mote inspirador dos roteiros enoturísticos apresentados durante a reinauguração do requalificado Complexo Enoturístico da Cooperativa Vinícola Garibaldi.

A nova temática ingressa na oferta de roteiros em formato de experiência para proporcionar sensações ao visitante e, também, conhecimento e aproximação com a cooperativa vinícola e sua história. Logo no início da nova versão do roteiro ‘Uma história para degustar’, o público fica sabendo que a troca das estações exerce uma grande influência sobre a videira.
A planta passa, todos os anos, por um ciclo que se inicia após a vindima, em meados de março, quando começa o outono. Então, as folhas que restaram da videira começam a amarelar e cair, e ela inicia o armazenamento de nutrientes para enfrentar a época de dormência, o inverno. No final da estação, ela começa a ser podada para entender que precisa “acordar”, já que a temperatura vai aumentar com a chegada da primavera, época em que ocorre a floração e brotação do fruto. É na explosão do calor, com a chegada do verão, que os cachos vão amadurecer e as bagas concentrar açúcar até estarem no ponto ideal da colheita.
 
Durante o percurso, em meio a pipas de até 90 anos, os visitantes vão aprendendo como um espumante é elaborado. Tipos de uvas utilizadas, etapas de cada processo e métodos de produção são esmiuçados de modo a oferecer mais conhecimento para a próxima etapa do roteiro: a degustação.
 
Para esse momento, os visitantes são conduzidos a uma das quatro salas temáticas — outono, inverno, primavera e verão. Em cada uma delas, grupos de até 50 pessoas podem ser acomodados para provar até seis produtos. A lista inclui os vinhos fino Garibaldi Reserva Merlot e de mesa Precioso, os espumantes Garibaldi Prosecco Rosé — o primeiro do Brasil em sua categoria — e Garibaldi Moscatel — melhor espumante do Cone Sul, segundo o Catad’Or World Wine Awards — e o Suco de Uva Integral, além de um rótulo temático para cada estação.
 
O encaminhamento dos visitantes às salas varia de acordo com a disponibilidade. Nelas, diferentes símbolos contextualizam os ambientes com suas respectivas estações. Enquanto na sala inverno bastões de LED branco pendurados no teto remontam a estalactites de gelo, na sala primavera tecidos translúcidos que imitam pétalas trazem vivacidade ao espaço através da iluminação dos LED multicoloridos. Cores e dança de luzes especiais enfeitam as salas verão e outono.
 
Antes do final da visitação, o visitante passa por um a espécie de portal – uma antiga pipa de madeira, cujas paredes internas preservam os cristais que se formam durante o armazenamento do vinho. Passando por esse pórtico, o visitante chega a um dos momentos mais emocionantes do passeio. Um audiovisual com imagens associadas à cultura vitivinícola é veiculado ao som d’As Quatro Estações, de Vivaldi, enquanto luzes projetadas no chão dançam no movimento da música, ao mesmo tempo em que uma mensagem ganha o telão para anunciar como as estações trazem com elas o movimento da vida.
 
O novo roteiro ‘Uma história para Degustar’ pode ser feito de segunda a sábado, das 9h às 17h, e nos domingos e feriados, das 10h às 15h. O valor é de R$ 40, com direito a uma taça de vinho de vidro personalizada da Cooperativa Vinícola Garibaldi. Agendamentos e informações podem ser alinhados pelo fone (54) 3464.8104, whatsapp (54) 99196.5577 ou ainda pelo e-mail [email protected]