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Vendas de Natal: o marketing ideal para o público correto

em Mais
segunda-feira, 21 de dezembro de 2020

Augusto Rocha (*)

O movimento nas lojas físicas deve diminuir devido às restrições por conta da pandemia e pela crise econômica. Diante desse cenário, o e-commerce é a melhor solução para as empresas conquistarem resultados positivos no final do ano. Uma pesquisa realizada pela Visa revelou que 54% dos brasileiros entrevistados devem realizar a maioria das compras de final de ano no e-commerce. Embora esses números sejam animadores, a concorrência no ambiente virtual também é grande.

Portanto, para se destacar no comércio online, é importante investir em tecnologia e em estratégias mais eficazes para potencializar as vendas. As pessoas irão procurar por produtos e presentes que atendam suas necessidades e não comprarão apenas por impulso. Neste contexto, aderir a ferramentas de marketing e CRM que ajudam a identificar, mapear e atrair os consumidores é fundamental para melhorar a performance das vendas.

O varejista deve optar por soluções que ajudem a construir relacionamentos únicos com os clientes, a fim de tratá-los como eles querem ser tratados, oferecendo os produtos e serviços que estejam de acordo com o que mais precisam no momento. Para isso, é importante que as lojas tenham canais integrados e estejam sempre dispostas a entender o momento do cliente. Pensando nisso, listei abaixo 3 dicas para o varejo alavancar as vendas no final do ano:

  1. – Atraia mais consumidores para a sua base – Nesta época, há um aumento no tráfego, devido ao crescimento na procura de produtos para presentear. Uma boa estratégia é criar recompensas para quem acessa o site, como, por exemplo, uma roleta de cupons de descontos. Essa é uma ótima forma de fazer com que o consumidor compre no seu site ao invés de comprar na concorrente.
  2. – Realize a integração de dados de todos os canais – Por meio das interações dos clientes nos canais físicos e digitais, monitore a jornada de compra e utilize diferentes canais de comunicação. A integração destes dados permite que a empresa realize uma comunicação mais personalizada com os clientes, oferecendo os produtos ou serviços de forma mais assertiva para o consumidor.
  3. – Utilize as redes sociais – As redes sociais exercem papel fundamental no relacionamento entre marcas e consumidores e estão cada vez mais presentes na vida das pessoas. Durante a quarentena, o Youtube se tornou a plataforma de vídeo mais popular e, hoje, é acessada por cerca de 105 milhões de pessoas por mês no Brasil. O TikTok já conta com mais de 7 milhões de usuários em todo o país.

Ao colocar essas estratégias em prática, lembre-se de que é importante utilizar ferramentas de inteligência artificial a seu favor para prestar o melhor serviço e atendimento aos clientes, pois eles são o centro de todas as estratégias. A humanização é o grande diferencial para construir um relacionamento mais profundo, gerando confiança e credibilidade para a sua marca.

(*) – Graduado em Administração pela Unisinos, é sócio e Vice-Presidente de Vendas e Marketing da Pmweb , empresa de serviços e tecnologia para marketing e CRM, consolidada no mercado há 24 anos (https://www.pmweb.com.br/).