98 views 4 mins

Monte um estúdio em casa para fotografar produtos e vender mais

em Mais
sexta-feira, 09 de outubro de 2020

As fotos dos produtos são uma das coisas mais importantes para quem deseja vender online. São elas que vão mostrar para o cliente o que ele está comprando e que, por muitas vezes, vão encantá-lo e convencê-lo no momento de incluir um item no carrinho. Thiago Santos, CEO e fundador da e-thinkers, empresa de gestão de e-commerce, destaca que para o segmento de varejo, principalmente ligado à moda, beleza e artesanato, as fotos podem aumentar o número de vendas de uma empresa.

Para ele “uma imagem com boa qualidade do produto representa muito das vendas do negócio e isso impacta diretamente no faturamento da empresa”. Para os pequenos empreendedores que não podem investir nas fotos profissionais feitas em estúdio a dica é montar um mini cenário improvisado e tirar as fotos usando a câmera do próprio celular. O fotógrafo da e-thinkers Alexandre Alves, que tem mais de 25 anos de experiência no ramo, explica que com materiais baratos e de fácil acesso é possível produzir boas fotos.

Materiais necessários : 1 caixa de papelão; 3 folhas de papel vegetal; fita crepe;
estilete; 1 cartolina branca, também é possível em investir em outras cores para variar o plano de fundo.

A primeira a coisa a ser feita para construção do mini estúdio é cortar as laterais e partes de cima da caixa, deixando cerca de uma margem de três centímetros de cada lado. Em seguida é preciso colar os papéis vegetais nas laterais e topo onde você acabou de recortar. O terceiro passo consiste em colocar dentro a cartolina branca. Para dar a sensação de fundo infinito é preciso colocar o papel fazendo uma curva entre a base e o topo do fundo da caixa.

Neste passo você pode apenas encaixar a folha e prender com fita adesiva, assim é possível trocá-la por papéis de outras cores que permitirão variar o plano de fundo da imagem. Mas se você vai investir em apenas uma folha a dica é apostar no branco, o mais versátil e que mais valoriza a maioria dos produtos.

Para finalizar basta iluminar as laterais com luminárias ou abajures que você possua em casa. Nesta etapa você pode fazer testes mudando as luzes de posição até encontrar a que mais favorece a imagem. O fotógrafo destaca que é sempre importante utilizar ao máximo a luz natural que deixa as imagens mais bonitas.

E que o segredo final deve ser a edição, para isto Alexandre indica alguns aplicativos gratuitos para celular como o Lightroom e o VSCO. “A maioria dos aplicativos oferece uma correção automática das fotos, mas eu aconselho que a pessoa faça os ajustes manuais de exposição, cor, brilho e saturação para que a imagem fique nítida e representando a cor verdadeira do produto”, finaliza.

Fonte e mais informações: (http://www.e-thinkers.com.br/).