Em tempos de pandemia, acompanhar o comportamento do consumidor durante o isolamento social é fundamental para entender que novas necessidades surgiram, o que deixou de ser prioridade, e onde os empreendedores podem encontrar oportunidades. É fato que o consumo voltará aos poucos, de um jeito diferente, assim como se dará a retomada da economia, e isso afetará em cheio muitas categorias.
Para se ter um panorama sobre essa “volta ao normal”, ou melhor dizendo, essa entrada no “novo normal”, o Elo7 , maior marketplace de produtos criativos do Brasil, levantou dados sobre demandas, e os comparou entre março e junho. Após três meses de quarentena, nota-se, por exemplo, uma recuperação da categoria festa.
Em março, ela apresentou queda de 80%, mas em junho melhorou 13%, fechando o mês com índice ainda negativo de 67%, no entanto, em pequena elevação – puxada pela venda de itens de decoração para festa que saltou de -80% para -56%. Para o CEO do Elo7, Carlos Curioni, a criatividade dos lojistas e o pensamento empreendedor ao buscar novas alternativas às comemorações.
“Se o modelo tradicional de festas mudou, temos que mudar nossa estratégia também. Festa na caixa, por exemplo, é uma opção criativa que trouxe resultados bastante significativos. No ranking dos itens mais buscados em junho, ela aparece na terceira posição. Empreender é se reinventar, e nesse momento isso não é só importante como necessário”.
Surpreendentemente, a categoria casamento também teve uma leve melhora de 19%, saindo de um declínio de 68% em março, para 49% em junho – recuperação, neste caso, impulsionada pela venda de alianças, que foi de -27% em março, para 92% positivo em junho. Visualizar o comportamento dos consumidores, e quais categorias estão em alta deve estar na pauta das principais discussões das empresas, já que é dessa análise que podem sair estratégias para a retomada gradual das vendas ao longo desse período pós-pandemia que está por vir.
Fonte e mais informações: (www.elo7.com.br).