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Cinco ideias para atrair o consumidor da geração Z

em Mais
terça-feira, 07 de março de 2023

Pessoas nascidas a partir da segunda metade da década de 90 – pertencentes à geração Z – apresentam comportamentos disruptivos quando comparadas às gerações anteriores. Afinal, são jovens que nasceram na era da informação e da conectividade, logo enxergam o mundo de forma totalmente diferente.

Para Marcelo Dantas, especialista em inovação para e-commerce e CEO da Estrela10, loja virtual de departamentos, a geração Z possui muita intimidade com o universo digital, o que influencia significativamente seus hábitos de consumo. “Por exemplo, essas pessoas aprenderam a se relacionar pelas redes sociais e por aplicativos, evitam sair de casa e, sempre que podem, usam serviços delivery para não precisarem sair”, diz ele.

Segundo o especialista, é fundamental pensar em estratégias de vendas apropriadas para esse público. Dantas descreveu cinco ideias que podem ajudar a manter os negócios relevantes, que seguem abaixo:

1 — Crie sensação de pertencimento – Um dos desejos da geração Z é fazer parte de uma comunidade que compartilhe de seus valores e propósitos de vida. Eles valorizam a opinião dos seus semelhantes, portanto é muito importante que as empresas busquem entender as motivações que só os nascidos na era digital têm.

A geração Z quer se comunicar de maneira direta com seus interesses. Logo, as empresas precisam dedicar tempo para criar estratégias voltadas para essa finalidade.

2 — Deixe claro seus valores – A geração Z se preocupa com seu futuro e também com o de sua comunidade. Por isso, busca consumir de empresas que vão ao encontro de seus valores e que se preocupam com as mesmas causas. Esse público quer ter percepções claras dos valores e propósitos de uma organização. Por isso, as estratégias de comunicação devem ser direcionadas e trabalhadas no mundo virtual, que é onde a geração Z está.

3 — Tenha iniciativas admiráveis – A geração Z é pluralista e valoriza a diversidade. Sendo assim, eles não consideram ações nesse sentido apenas iniciativas legais, mas sim uma expectativa a ser cumprida pelas empresas. “Trabalhar o marketing inclusivo e a responsabilidade social e ambiental, alguns dos principais valores dessa geração, são fundamentais para que uma empresa seja admirada geração Z”, revela Dantas.

4 — Crie laços por meio de conteúdo de qualidade – A geração Z gosta que as empresas criem laços com eles — mesmo que não sejam tão duradouros. Por isso, Dantas recomenda a criação de conteúdo orgânico interessante e relacionado ao universo da marca.

A forma clássica de fazer publicidade, com banners coloridos recheados de frases de efeito e promoções chamativas, não funciona tão bem com eles. Para ele, a melhor estratégia é embutir no conteúdo as oportunidades de venda.

5 – Deixe de lado os métodos tradicionais de marketing – A nova geração não é igual à anterior, portanto, não tente aplicar métodos antigos: eles não vão funcionar. “O marketing para Geração Z precisa ser personalizado para obter resultados. Esse público preza pela autenticidade e pelos valores da vida real e isso pode, estar presente na sua estratégia. Uma das apostas é o marketing de influência. – Fonte e outras informações: (https://www.estrela10.com.br/).