Atitudes inadequadas do líder podem prejudicar toda estrutura de um negócio

Geralmente, a liderança de uma empresa é a famosa “alma do negócio”. Toda a estrutura da equipe depende das decisões do líder e, em muitos casos, um simples erro pode atrapalhar todo o andamento do trabalho e os resultados esperados. Por isso, essa é uma parte fundamental que merece todo cuidado e uma margem mínima de erros. Porém, segundo André Bax (*), algumas atitudes são mais comuns do que se imagina e devem ser evitadas.

“Às vezes, no começo do negócio, é mais comum perceber a preocupação em evitar esses erros. Mas quando se consegue mais experiência, isso pode acabar passando despercebido. Por isso, é necessário sempre ficar atento a esses detalhes para evitar imprevistos”, diz, ao acrescentar que que muitos líderes cometem erros clássicos por não saberem distinguir o que realmente vai funcionar em seu negócio.

“É preciso pensar que, assim como cada pessoa, cada empresa também possui uma personalidade e um objetivo. Então, tudo isso deve ser levado em consideração antes de tomar uma decisão. Ou seja, não existe uma ‘receita de bolo’. É necessário analisar, planejar e perceber o que realmente são as atitudes ideais para a empresa e todos os seus colaboradores”, destaca. Para entender melhor esses erros clássicos , André elencou os principais, além de dicas para evitá-los. Confira:

. Dificuldade em delegar: essa provavelmente é a principal dificuldade de qualquer líder. Isso acontece porque é comum ter medo de que outras pessoas não conseguirão contornar possíveis erros e imprevistos. Quando o chefe precisar se ausentar, a equipe não saberá como agir sozinha. Uma equipe sem autonomia passa a se sentir desmotivada e com medo de dar opiniões que ajudarão no crescimento. Portanto, saiba delegar as funções e, caso sinta dificuldade, faça o exercício diário começando por situações pequenas, até conseguir exercer as mais importantes.

. Egocentrismo: não saber reconhecer o potencial da equipe, agradecer e elogiar os acertos de cada um, pode criar bastante mal estar entre os colaboradores. Outro erro importante que deve ser evitado é ignorar opiniões e se sentir melhor que os outros devido a posição de liderança. Reconhecer boas sugestões e dividir as conquistas da empresa é importante para motivar a equipe. Além disso, reconhecer os próprios erros e pedir desculpas também é importante.

. Esquecer do feedback: seja para elogiar ou realizar críticas construtivas, o feedback é uma das atitudes mais importantes para motivar a equipe. Com esse hábito é possível intensificar as qualidades de cada um e ajudá-los a melhorar o que for necessário. Porém, lembre-se: o diálogo deve ser de forma construtiva e educada para que o colaborador se sinta à vontade e motivado.

(*) – Formado em Administração, MBA pela Ohio University, pós em Gestão Empresarial e Gestão de Negócios para Executivos pela FGV, é CEO e Master Trainer do Instituto EVEX – Desenvolvimento de Empresários e Líderes.

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