191 views 2 mins

Antiga estação ferroviária de Taubaté recebe investimento de R$6,2 milhões para restauração

em Mais
quarta-feira, 29 de março de 2023

A ideia é que as obras sejam concluídas em 12 meses para oferecer um ambiente de inovação aberta com foco na economia criativa e cidades inteligentes

Com a missão de desenvolver projetos que fortaleçam os âmbitos socioculturais e econômicos nos municípios, ações e iniciativas voltadas para a sustentabilidade, tecnologia e desenvolvimento humano, o Instituto I.S recebeu um investimento de R$6,2 milhões para a restauração do prédio principal complexo ferroviário de Taubaté e sua plataforma de embarque. A iniciativa está sendo viabilizada pelo Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac) junto aos apoiadores financeiros BNDES, EDP, MRS e Gestamp.  A meta é fazer da estação um ambiente de inovação aberta com foco nas indústrias criativas, tecnologia, turismo e cidades inteligentes.

Denominado Estação do Conhecimento, o espaço irá impulsionar iniciativas voltadas para o desenvolvimento socioeconômico. “Esse tipo de atuação é fundamental para a sociedade e a economia. Estimulamos a captação de recursos humanos e materiais para atender importantes demandas que, por vezes, o Estado não consegue absorver. Nesse caso, podemos dizer que o terceiro setor é também responsável por gerar empregos, resgatar a essência histórica e cultural dos locais, criar oportunidades de aprendizados com foco nas novas profissões junto aos jovens  e participar democraticamente no exercício da responsabilidade social e cidadania”, afirma Rodrigo França, fundador e presidente do Instituto I.S.

Todo o planejamento da Estação vem sendo construído para, em 12 meses, ser um hub de inovação e conteúdo, cumprindo seu papel de empoderar a sociedade de forma que ela se desenvolva muito além do fator econômico (https://www.estacaodoconhecimento.com/).