108 views 4 mins

Cinco dicas essenciais para empreendedores iniciantes

em Mais
quarta-feira, 20 de março de 2024

Cresce cada vez mais o número de pessoas que decidem abrir seus próprios negócios, buscando alcançar a tão almejada independência financeira. De acordo com dados da Pnad contínua, do IBGE, o grupo de trabalhadores com registro em carteira cresceu menos na última década em comparação com o número total de pessoas ocupadas.

Entretanto, muitos empreendedores iniciantes enfrentam dificuldades, pois desconhecem as nuances do ambiente empresarial. Como resultado, não é incomum que uma parcela significativa desses novos negócios encerre suas atividades em pouco tempo.

Para Fernando Nery, co-fundador da Portão 3, uma plataforma de gestão de pagamentos para empresas, empreender pode ser uma jornada desafiadora para aqueles que estão dando os primeiros passos no mundo dos negócios. “Com as orientações adequadas aliadas a um plano sólido, é possível alcançar o sucesso”, diz. Confira cinco dicas do executivo essenciais para quem quer começar o próprio negócio.

  • Preparação – Antes de iniciar qualquer coisa, é fundamental fazer uma pesquisa detalhada sobre o mercado, entender as necessidades dos clientes e avaliar a concorrência. Isso ajuda o novo empreendedor a evitar surpresas desagradáveis e a tomar decisões mais informadas. Busque o seu mercado de atuação e foque em achar o PMF (Product Marketing Fit).
  • Plano de negócios – Ter um plano de negócios bem estruturado é crucial para o sucesso de qualquer negócio. Esse documento funciona como um guia para as atividades e, consequentemente, ajuda a definir metas claras e alcançáveis.
  • Rede de contatos – Ter conexões profissionais é essencial para o crescimento do seu negócio. Diante disso, é importante participar de eventos do setor, feiras comerciais e grupos de networking para expandir sua rede de contatos e trocar experiências com outros empreendedores.

“Busque fazer parte de algum ecossistema, eu por exemplo busquei fazer parte da Y Combinator e do Endeavor Scale up e foram fundamentais para conseguir ter acesso a muitos recursos e pessoas”, explica Nery.

  • Foco e persistência – O caminho empreendedor é cheio de desafios e obstáculos. É importante manter o foco nos objetivos e persistir mesmo diante das adversidades. A resiliência é uma qualidade essencial para superar as dificuldades e alcançar o sucesso. Além disso, é importante focar na própria saúde, família e lazer.
  • Aprenda com seus erros e busque novos aprendizados – Não tenha medo de cometer erros, pois são valiosas oportunidades de aprendizado. Esteja sempre aberto a novas ideias e busque constantemente aprimorar suas habilidades e conhecimentos, seja por meio de cursos, mentorias ou leituras especializadas.

“Seguindo essas dicas e mantendo-se comprometido com o seu negócio, os empreendedores iniciantes estarão mais preparados para enfrentar os desafios e aproveitar as oportunidades que surgirem em sua jornada empreendedora”, finaliza Nery. – Fonte e outras informações: (https://www.portao3.com.br/).