88 views 3 mins

Empreendedor: saiba como diminuir os efeitos da inflação

em Mais
quarta-feira, 11 de agosto de 2021

A previsão de inflação para este ano chegou a 6,79% e as micro e pequenas empresas são impactadas diretamente com esse resultado. Com o aumento de preços nas contas de energia, luz, combustíveis, alimentação, dólar e aluguéis, que acabam influenciando nos preços das matérias primas, aliados aos efeitos da pandemia e às sequenciais perdas de faturamento, os donos de pequenos negócios precisam de muita organização e de jogo de cintura para negociarem com fornecedores, controlarem gastos e diminuírem os repasses dos custos para seus clientes.

“Além de ficar muito atento a esses indicadores econômicos como a taxa de inflação, é recomendável ter um controle cuidadoso e detalhado sobre os gastos para saber onde se pode diminuir custos, além de sempre procurar negociar”, observa o analista de Capitalização e Serviços Financeiros do Sebrae, Giovanni Beviláqua. Ele também indica que os empreendedores coloquem os custos em ordem de prioridade. “A gestão financeira e o fluxo de caixa devem ser feitos com muita atenção. Isso ajudará o empreendedor a conhecer a sua real situação e a elaborar estratégias para evitar, quando possível, os repasses ao consumidor”, complementa.

Beviláqua ainda recomenda que os donos de pequenos negócios devem negociar dívidas, preços com fornecedores, aluguéis, taxas e financiamentos com instituições financeiras e o que mais pesar no orçamento da empresa. “Todos estão sendo impactados com a alta de preços e isso ajuda no processo de negociação”, diz o analista. Outra dica é que os empreendedores fiquem atentos aos movimentos macroeconômicos, como o aumento da Selic, bem como as tendências do mercado para que possam estimar mais adequadamente os custos, receitas no futuro e evitar o repasse de custos ao consumidor.

Repassar de imediato os custos da inflação e o aumento da taxa de juros pode não ser uma boa estratégia. “Para que o repasse não seja de imediato é muito importante que haja um controle cuidadoso da gestão financeira em relação aos custos e sobre as receitas”. Ele ainda destaca que, nesse momento, as empresas devem analisar bem os investimentos que farão. “Um cenário econômico incerto tende a deixar as pessoas receosas de empreenderem alguns investimentos e na expectativa e, por isso, é preciso avaliar bem e realizar ações bem planejadas”, pontua.

O Sebrae recomenda ainda que os empreendedores revisem custos, margens e preços; negociem sempre que possível; fiquem atentos aos estoques para não exagerar na dose e comprometer o fluxo de caixa; e tentem conquistar novos clientes, traçando estratégias de marketing eficientes e conscientes (AI/Sebrae).