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A presença digital pode ampliar as vendas do pequeno negócio

em Mais
quarta-feira, 27 de julho de 2022

Com a pandemia, a comercialização on-line de serviços e produtos foi acelerada e hoje é difícil encontrar alguém que não tenha experimentado alguma ferramenta digital no seu dia a dia, como um aplicativo de transporte de refeições, ou participado de uma reunião de trabalho virtualmente. A transformação digital já é uma realidade e os donos de pequenos negócios podem e devem fazer parte desse mundo.

Levantamento feito pelo Sebrae e pela FGV, entre fim de abril e início de maio, apontou que em média 71% das micro e pequenas empresas, incluindo os microempreendedores individuais (MEI), utilizam canais digitais como redes sociais, aplicativos ou internet para vender. Muitos empreendedores ainda acham que as possibilidades do mundo digital são restritas a grandes empresas ou demandam altos investimentos. Ao contrário do que alguns pensam, a presença digital tornou-se fundamental para as empresas de todos os portes e segmentos.

Para aqueles que ainda estão inseguros sobre como aproveitar as oportunidades do ambiente digital, ou consideram que sua empresa é mais tradicional ou conversadora, o Sebrae recomenda uma mudança cultural do negócio, sem a qual nada acontece. Para garantir o sucesso dessa jornada é necessário “virar a chave”, ou seja, pensar em inovação e transformação digital dentro do seu empreendimento.

Avalie o que funciona e o que não funciona e pesquise o que pode ser melhorado. Um bom atalho é estudar o que os concorrentes e o mercado em geral estão fazendo. Além disso, permita que outras pessoas dentro do negócio, como seus colaboradores, opinem sobre o tema, criando um ambiente para compartilhamento de insights inovadores. Um terceiro passo é conhecer muito bem o seu cliente, o que ele faz, pensa, valoriza e como se comunica.

Para isso, utilize da sua experiência para reunir essas informações ou escolha um software à disposição no mercado para contato com o cliente. Nas redes sociais, o uso de enquetes também pode auxiliar nesta tarefa. Lembre-se que a jornada do consumidor está cada vez mais digital, seja pesquisando ou realizando a compra.

A partir dessas análises é possível traçar um pequeno roteiro que levará o seu negócio a encontrar as melhores soluções para percorrer o caminho da transformação digital. Confira os próximos passos:

  • 1. Defina quais são as inovações necessárias – em tecnologia, marketing, processos etc.
  • 2. Escolha as melhores ferramentas a serem utilizadas.
  • 3. Organize um cronograma de implantação adequado a seu fluxo de caixa.
  • 4. Avalie os resultados das modificações implementadas.
  • 5. Corrija os erros e comece todo o processo novamente.
    Fonte: (AI/Sebrae).