81 views 3 mins

A maturidade das empresas para atuar no mercado externo

em Mais
sexta-feira, 21 de junho de 2024

De acordo com o Governo Federal, hoje o Brasil possui cerca de 21,8 milhões de empresas ativas, desde micro até grandes corporações, mas menos de 1% desse total são exportadoras. Mesmo a porcentagem sendo baixa em relação ao número de negócios registrados no país, são inúmeras as possibilidades que o mercado externo apresenta para o fortalecimento e crescimento dos negócios locais.

“Insistimos na premissa de que internacionalizar não é uma opção e, sim, uma necessidade de manutenção de qualquer empresa que deseja expandir suas operações. As vantagens são inúmeras, desde o reconhecimento da marca em outros países, taxas mais atrativas, diversificação de públicos e até conhecimento prático para aumento da competitividade interna”, destaca Thiago Raitez, diretor comercial da Father & Company Brasil, empresa especializada em internacionalização corporativa.

Para incentivar a visão de empreendedores em níveis globais, a Father lançou um projeto para avaliar a maturidade da empresa para atuar no mercado internacional. O Diagnóstico de Expertise, como foi chamado, envolve uma autoanálise do negócio, a partir de ferramentas disponibilizadas no documento, além de uma mentoria de até uma hora, com especialistas da Father – oferecida de forma gratuita durante o mês de junho.

Com esse compilado de informações, o empresário terá não apenas um panorama de como está seu posicionamento para explorar novos horizontes, mas também o que precisa ser feito para lapidar estratégias de atuação fora do país. “Sabemos que a internacionalização assusta um pouco o empresário porque o conhecimento que ele tem geralmente é em torno da parte burocrática – e, mesmo assim, pouco aprofundado sobre as inúmeras vantagens que a exportação pode agregar ao seu negócio.

Nosso intuito com esse projeto é disseminar conhecimento, desmistificar a internacionalização e mostrar que as empresas locais têm, sim, muito terreno a explorar além das fronteiras nacionais”, ressalta Sheyla Patrícia Pereira, diretora executiva da Father. Assim, o Diagnóstico de Expertise visa identificar novas oportunidades de negócios, baseadas nas reais condições que a empresa avaliada apresenta.

Podem participar do projeto empresários de todos os portes e de qualquer segmento, que ofereçam produtos ou serviços. “O mundo é um lugar possível para qualquer pessoa que deseja ir além. Quando identificamos oportunidades, criamos também possibilidades de caminhos que podem ser divisores de águas e que direcionam a um futuro próspero e monetizado”, reforça Sheyla. Interessados podem entrar em contato pelo site: (https://www.father.srv.br/).